A enchente que atingiu o Rio Grande do Sul nas últimas semanas é a maior já registrada na história do estado. Em Santa Cruz do Sul, a Defesa Civil estima que o nível do Rio Pardinho chegou próximo dos nove metros no Bairro Várzea. Contudo, o número ainda não é oficial e pode sofrer alteração pois o nível de transbordo – quando sai do leito – é de 7,60 metros.
Leia também: Obras na BR-471 exigem atenção redobrada dos motoristas em Santa Cruz
Segundo o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa, que também responde pela Defesa Civil, as equipes estão realizando o mapeamento dos pontos atingidos para elaborar a curva de nível e confirmar, de forma oficial, a altura que a água chegou. “A partir disso, faremos uma nova régua para monitorar o nível de cada enchente”, disse.
O coordenador revelou também que 95% das residências do Bairro Várzea foram atingidas de forma direta pela água. Ele ainda afirmou que 100% da comunidade foi afetada, pois a enchente causou falta de luz, água e acesso aos moradores do bairro. “Foi uma enxurrada, subiu muito rápido e abrangeu toda aquela área que antes nem era alcançada, cobrindo de água”, colocou.
Relembre: VÍDEO: Móveis nas ruas mostram prejuízos causados pela enchente no Bairro Várzea
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra

Eficiência e sustentabilidade na produção leiteira são destaques do Espaço Casa da Emater
São abordados temas como manejo de pastagens e bem-estar animal

Audiência pública na Expoagro discute mudanças urgentes no Proagro e securitização das dívidas rurais
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário e lideranças políticas

Produtor destaca o papel fundamental do tabaco para sustentação econômica
Orlandino da Costa trabalha no campo há 52 anos