População deve ficar atenta aos riscos oferecidos pelos alimentos contaminados por bactérias ou parasitas
O município de Sinimbu deu início a adesão ao Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar – para intensificar o serviço de inspeção sanitária. Através dessa inspeção, a equipe da Administração Municipal visa conscientizar a comunidade sobre os riscos de consumir alimentos sem procedência comprovada.
Conforme a veterinária do município e responsável pela inspeção sanitária municipal, Carina Rauber, é comum todos quererem se alimentar bem e esquecer da importância de saber a procedência dos alimentos. “Precisamos alertar, em especial, o consumo de carne e embutidos. Por serem produtos de origem animal, eles podem transmitir várias doenças parasitárias ou bacterianas”, explica.
Entre as doenças provocadas por carne contaminada, Carina cita a teníase e a cisticercose. “São doenças graves e as pessoas portadoras muitas vezes não sabem de onde elas vêm ou porque tem. Essas doenças podem ser adquiridas consumindo carne bovina ou suína mal cozida, mal assada, mal frita ou crua, contaminadas pela larva do parasita. Alimentos crus, como salames, também podem provocar essa doença, se a carne usada na fabricação do mesmo estiver contaminada”, revela. “Os cisticercos são encontrados na carne em forma de pequenas bolinhas amarelas também chamadas de pipoca da carne”, completa a veterinária.
Outras doenças comuns quando se trata de carne de má procedência se desenvolvem através de bactérias. “São doenças como a salmonela ou o botulismo que causam desconforto abdominal e podem levar a morte. O botulismo é gravíssimo”, alerta Carina. “A tuberculose é outra doença que preocupa, pois também é transmitida pela carne e pelo leite”, afirma.
Carina frisa que a inspeção sanitária municipal existe para evitar que alimentos de origem animal e que podem causar essas e outras doenças, cheguem ao consumidor. “Por isso reiteramos o pedido para que a comunidade não compre alimentos de origem animal sem saber a sua procedência. A carne, por exemplo, recebe um carimbo atestando a sua qualidade. O mesmo vale para os embutidos que devem ser registrados no serviço de inspeção e passam por análise microbiológica constante. Verifiquem o que estão comprando. Isso garante a saúde de todos”, finaliza.
Notícias relacionadas

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
Agência emitiu alerta após reações ao produto com fluoreto de estanho

Empresários acampam para garantir estandes na Feira da Produção de Vera Cruz
Venda inicia nesta segunda-feira, mas o primeiro vera-cruzense chegou na fila na noite de sábado

Superlotação, abandono e maus-tratos: os desafios da Secretaria de Bem-Estar Animal em Santa Cruz
Secretária Bruna Molz pediu apoio da população para reduzir casos de crueldade e promover adoções

ESF Macedo ganha certificação “Amiga da Mãe, Parceria e Criança”
O certificado atesta o alcance das equipes às metas com foco na qualificação da assistência ao pré-natal e ao puerpério