Cobertura Especial

Grupo de Minas Gerais doa 60 toneladas de donativos para vítimas das enchentes

Publicado em: 14 de maio de 2024 às 15:46 Atualizado em: 14 de maio de 2024 às 15:50
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Pedro Thessing
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    A solidariedade cruzou fronteiras em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Um grupo de Santa Rita do Sapucaí, de Minas Gerais, realizou uma campanha, arrecadando cerca de 60 toneladas de donativos, incluindo água, leite, material de limpeza e higiene pessoal.

    Leia também: Mecânicos dão dicas para proprietários de veículos que foram atingidos por enchente

    Giácomo Henrique Costanti, Marcelino de Oliveira, Adriano Magalhães e Valdecir Noronha de Almeida foram alguns dos responsáveis por organizar a iniciativa. O grupo partiu de MG com duas carretas na manhã do sábado (11), chegando em Santa Cruz do Sul na tarde dessa segunda-feira (13).

    O empresário Adriano revelou que a ideia surgiu por entenderem os desafios que o povo gaúcho enfrenta, já que passaram por momentos semelhantes no passado. “Em 2000 Santa Rita sofreu, não o que vocês estão passando hoje aqui, mas a nossa região lá ficou 80% dentro da água. Você se comove, sente na pele o que acontece e o que é a realidade de uma enchente. Então, sempre que pode o povo lá ajuda de coração”, disse.

    Assessor municipal de Obras e Serviços Urbanos de Santa Rita, Giácomo destacou que as doações chegaram diretamente às mãos das pessoas necessitadas. “O que mais tocou foi a certeza de que o material que nós trouxemos já foi para as pessoas que foram atingidas. Assim que chegamos, já havia caminhões de Rio e Pardo e Vale do Sol para buscar as doações. Os itens saíram da nossa carreta e foram separando para os dois caminhões”, contou.

    “União do povo gaúcho”

    O representante da Defesa Civil de Santa Rita, Marcelino, expressou sua admiração pela união do povo do Rio Grande do Sul. “O pessoal aqui move montanhas para ajudar o próximo. Vendo os problemas que há em vários municípios do Rio Grande do Sul, aqui na cidade a água baixou e já vimos pessoas de outras cidades buscarem os donativos. Parabéns ao povo do Rio Grande do Sul. Santa Rita trouxe uma sementinha de esperança e amor para vocês”, afirmou.