Polícia

Obras pretendem deixar Presídio Regional em modelo de segurança

Publicado em: 01 de março de 2017 às 09:46 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:57
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Diversas melhorias vão ser concluídas até o final deste ano

    Um conjunto de ações e investimentos adotados pela administração do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul pretendem levar a casa prisional para uma realidade bem diferente de outras vistas no país. Há cerca de dois anos diversas melhorias estão sendo feitas com o objetivo de garantir mais segurança e infraestrutura para os prédios.

    Conforme o diretor do Presídio Regional, Aledison Correia Picolini, todas as obras devem ser concluídas até o final deste ano. "Até setembro esperamos finalizar a construção do muro, que é a mais demorada. Também precisamos terminar a instalação de telas no pátio das galerias C e D, dentre outras melhorias. O objetivo é transformar o Presídio Regional em um modelo de segurança no Rio Grande do Sul", disse.

    As obras, detalhadas abaixo, contam com investimento de mais de R$ 150 mil, com verbas oriundas do Poder Judiciário de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, em parceria com o Grupo de Apoio da Susepe. 

    Muro

    Talvez a mais esperada pela comunidade. Visa dificultar o contato visual dos detentos com a parte externa do presídio, e conta com a mão de obra de nove presos do regime fechado. A estrutura, terá 150 metros de comprimento e 3 metros de altura. "Queremos dar mais segurança tanto para as pessoas que passam na rua, quanto para quem trabalha aqui dentro. A comunidade que passa pela rua não precisa saber que aqui tem um presídio", disse Picolini. Para ele, a construção do muro também dificultará que objetos sejam lançados para dentro do pátio.

    Tela de proteção nos pátios

    Impedir o arremesso de objetos, dentre eles aparelhos celulares, é o grande objetivo. O pátio das galerias A e B já conta com a estrutura que está sendo instalada no espaço das galerias C e D. A expectativa é de que o serviço seja concluído até o final do mês de maio. "Poucos presídios no Estado tem o pátio totalmente coberto, e nós teremos aqui em Santa Cruz do Sul. Com as telas diminui consideravelmente o número de materias arremessados para dentro das galerias", salientou o diretor.

    Rede elétrica

    Fios expostos já não são mais realidade. Toda a rede foi substituída em obra iniciada ainda no ano passado.

    Anexo Feminino

    O anexo ja foi inaugurado e funciona no antigo prédio do regime semiaberto. O investimento, também realizado em parceria entre o Grupo de Apoio da Susepe e o Judiciário, foi de 12 mil reais. Foram dois meses de trabalho que contaram com a mão de obra dos presidiários. Aledison Correia Picolini, afirmou que as obras incluíram a reforma de todas as janelas, celas e banheiros. "Fizemos aqui uma grande obra, que deu mais dignidade para as detentas", disse.

    Atualmente, entre homens e mulheres, o Presídio Regional de Santa Cruz conta com 320 detentos.