A semana é de caos. Como jornalista, já vivenciei diversas enchentes ao longo da minha trajetória profissional. Já andei de barco com os bombeiros por cima de telhados. Já contei histórias que ouvi de gente madura, que passou por maus bocados. Resolvi resgatar essa foto aí, que é da famosa grande enchente de 1941, como chamam.
Vera Cruz era ainda Villa Thereza, não havia emancipado, e a imagem mostra a localidade do Bom Jesus, conhecida por seus alagamentos. Na estrada da localidade – hoje ERS-409 – na propriedade dos Baierle, onde hoje tem uma garagem de ônibus, só se via água, dizem. O amigo colunista Álvaro Werner ainda não era nascido, mas reconhece em suas lembranças de tanto ouvir falar. Coincidência ou não, também era entre fim de abril e início de maio.
Será que a “maior enchente” será ultrapassada? Ao que parece, já foi. Pois reitero que em mais de 20 anos de jornalismo, jamais estive na situação de ficar ilhada. Por quase todos os acessos a Vera Cruz, o trânsito está bloqueado. Nunca vi isso antes e sempre agradeci por vivermos numa terra “segura”, em que raramente intempéries de maior expressão são registradas. Espero que quando esta coluna chegue ao destino dos nobres leitores, tudo isso já tenha passado e vire mais um capítulo – ainda que triste – da nossa história.