Abertura oficial ocorre nesta quarta-feira, a partir das 19h; acesso da comunidade é gratuito
O Clube de Leituras de Venâncio Aires promove a exposição "Leituras em Sociedades", com o objetivo de celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A iniciativa foi organizada pela coordenadora do departamento de cultura do Clube, Voní Eidt, visando ofertar novas experiência e conhecimento a comunidade do município e região.
De acordo com o presidente da entidade, Telmo Kist, a base da exposição será a leitura, um hábito trazido pelos imigrantes e que também se mescla a história do clube venâncio-airense. "A população vai poder conferir a literatura em alemão gótico, através dos livros que temos aqui, uma vez que os alemães ao virem para o Brasil traziam em suas malas, além das roupas e poucos utensílios, diversos livros", salienta.
Leia também: No Dia do Chimarrão, conheça a história da instituição que incentiva o Brasil a tomar a bebida símbolo dos gaúchos
Ao longo da exposição os visitantes também poderão observar itens relacionados a culinária alemã. Segundo Kist, neste espaço, as pessoas com mais vivência e que residem no interior, vão se identificar e reconhecer os objetos. "E temos ainda um quadro que é muito interessante e que é chamado de guardiões da cultura alemã. São figuras proeminentes do nosso município que divuçgam e trabalham pela cultura alemã. O comunicador da Arauto, Marcelo Frey, inclusive, está sendo homenageado", revela.
A abertura oficial da exposição Leituras em Sociedades ocorre nesta quarta-feira (24), a partir das 19h. Nesta quinta e sexta-feira, a comunidade poderá prestigiar o evento das 8h às 12h e das 14h às 20h. A entrada é gratuita.
Notícias relacionadas

Christkindfest 2025 já tem tema definido
Uma das propostas é manter a estrutura centralizada na Praça Getúlio Vargas

Novo formato de escolha das soberanas da Oktoberfest quer resgatar a tradição dos bailes festivos
Modelo era realizado em anos anteriores no Pavilhão Central

Blitz da Expocande movimenta Santa Cruz neste domingo
No sábado pela manhã, ação ocorre no centro de Candelária

Visitantes da Expocande contarão com transporte coletivo facilitado; veja os horários
Transporte será gratuito entre às 10 horas e às 18h45, após será cobrado uma taxa simbólica de R$2 por trajeto