Esportes

Em duelo equilibrado, União Corinthians se despede do Novo Basquete Brasil

Publicado em: 24 de abril de 2024 às 07:08 Atualizado em: 30 de abril de 2024 às 20:50
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Hedgard Moraes/MTC
    compartilhe essa matéria

    Resultado contra o Minas eliminou equipe santa-cruzense, que sai com sua melhor participação desde o retorno à elite

    Em uma partida de muita entrega e marcada pelo equilíbrio, sendo decidida apenas no minuto final, o União Corinthians acabou superado pelo Minas por 81×73 (20×15;15×26;21×14;25×20). Com o resultado, a equipe santa-cruzense se despede do Novo Basquete Brasil (2023/2024) na que foi a melhor campanha do time desde o retorno à elite do basquete nacional, obtendo pela primeira vez a classificação aos playoffs. O Minas avança para as quartas de final.

    LEIA TAMBÉM: Equipes disputam vaga no mata-mata do Campeonato Municipal de Vera Cruz

    O quinteto inicial foi montado com Rasa, Pedro Nunes, Duane, Enzo e Malachias. Duane com mais um duplo-duplo, 15 pontos e 10 rebotes, foi o grande destaque. Boa partida também de Machado Jr, que anotou 15 pontos. Do lado do Minas, Paranhos foi o grande nome com um duplo-duplo: 21 pontos e 11 rebotes.

    Os três primeiros minutos começaram com as defesas levando a melhor. O aproveitamento de cestas não foi bom em ambos os lados, com um 2×2 perdurando nos primeiros instantes de jogo. Porém, dois erros seguidos com a posse de bola com o UniCo, combinados com as transições rápida do Minas, permitiram aos donos da casa abrirem vantagem. O pivô Paranhos foi quem se destacou nesse momento do duelo, com aproveitamento que beirava a perfeição.  Depois da conversa com o treinador, o aproveitamento ofensivo da equipe santa-cruzense até melhorou, mas do outro lado a bola do Minas seguiu caindo: 20×13.

    O segundo quarto começou com Machado Jr “on fire” do perímetro. Com duas bolas de três na sequência e outra dentro do garrafão, o ala armador derrubou a vantagem dos donos da casa, obrigando o técnico adversário a pedir tempo. Mas o UniCo seguiu  bem na defesa e no ataque, mantendo a partida equilibrada nos minutos seguintes. Faltando 1’32 a virada veio com um arremesso do perímetro de Enzo Ruiz. O time mineiro novamente pediu tempo. Só que a intensidade do União Corinthians, que brigava por cada bola, fez a diferença na saída para o intervalo: 35×39.

    O UniCo voltou pro terceiro quarto mantendo a entrega em quadra. O duelo foi de muita marcação e muito equilíbrio nos primeiro cinco minutos, com o time de Santa Cruz do Sul conseguindo manter-se a frente. Já no terço final do período, as equipes passaram a se alternar na dianteira do placar. O UniCo não se abalava com a pressão da torcida adversária. Nos segundos finais, porém, a defesa do Minas acabou fazendo a diferença em uma leve vantagem: 56×53.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O último quarto começou lá e cá. Kendall de com uma bola de três tratou de buscar o empate logo de cara, mas rapidamente o Minas respondeu com dois arremessos certeiros do perímetro. A partir daí, a bola do UniCo começou a não cair. Bem marcado, o time santa-cruzense teve dificuldades pra pontuar, tendo que se valer de jogadas individuais. Mas a partir de uma conversa com Rodrigo Silva, a equipe santa-cruzense voltou a equilibrar o jogo, derrubando a vantagem dos mandantes para dois pontos quando restavam dois minutos. Mas na hora de fechar o duelo, o Minas foi mais eficiente e garantiu a classificação: 81×73.