Neste dia 23 de abril é celebrado o dia do santo guerreiro, visto como um símbolo de superação e proteção
Esta terça-feira (23) é um dia de festa para milhares de pessoas que celebram o Dia de São Jorge. O santo, presente em letras de música, sambas-enredos e até mesmo no futebol, é reverenciado tanto pela Igreja Católica quanto pela Ortodoxa e Anglicana. Conhecido como um cavaleiro e santo guerreiro, São Jorge é visto como um símbolo de superação e proteção, sendo padroeiro de países como Inglaterra, Geórgia, Etiópia, Lituânia, Servia e Montenegro.
Em Santa Cruz do Sul, um dos pontos de celebração de fiéis é o Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, localizado no Bairro Esmeralda. As festividades tiveram início ainda na madrugada desta terça-feira, com a realização da Alvorada Festiva e um café da manhã entre os devotos.
O ápice das comemorações está marcado para o próximo sábado (27), com a 23ª Carreata de São Jorge Guerreiro. A partir das 10h, os fiéis partem da Rua Cambará, no Bairro Esmeralda, e percorrem as principais ruas de Santa Cruz, com sessão mediúnica festiva e almoço, em uma manifestação de fé e devoção ao santo considerado protetor de soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários.
O Babalorixá Pai Antônio de Ogum, líder religioso do templo, destaca o propósito específico de 2024: "O propósito deste ano é agradecermos pela vida e por todas as vitórias e conquistas alcançadas, bem como rogar a Ogum que interceda pela saúde da humanidade, pelo fim de todas as guerras, conflitos, podendo estabelecer a paz mundial", salienta o dirigente espiritual.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL ARAUTO
Notícias relacionadas

Reconstrução: obras avançam nos bairros e interior de Santa Cruz após as enchentes
Trincas, canais e pontes estão sendo reparados pela Secretaria de Obras; veja detalhes

Santa Cruz terá missa em homenagem ao papa Francisco
Celebração será nesta segunda-feira, na Catedral São João Batista, presidida por Dom Aloísio Dilli

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem encerra nesta semana
Interessados têm até 25 de abril para fazer a solicitação

Vaticano confirma causa da morte do papa Francisco
Relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano