Nutricionista e terapeuta ocupacional participaram do painel Arauto Saúde realizado nesta terça-feira
Na noite desta terça-feira (16), a comunidade de Vila Arlindo e regiões próximas, localizadas no interior de Venâncio Aires, puderam acompanhar o painel Arauto Saúde. A iniciativa integra as ações da campanha Sempre em Movimento realizada pelo Grupo Arauto de Comunicação.
Realizado na Sede Comunitária de Vila Arlindo, o comunicador Pedro Thessing conduziu um bate-papo com a nutricionista Bruna Neves e a terapeuta ocupacional Marina Severo Jantsch. Após se apresentarem e falarem sobre suas atuações profissionais, as duas passaram a abordar o impacto das emoções na saúde da população.
Conforme Marina, é importante que as pessoas entendam que não é possível separar o corpo da mente e que as emoções influenciam na rotina diária. "Eu como terapeuta ocupacional preciso olhar para uma pessoa como um todo, para os diversos aspectos de sua vida, de sua rotina e de que forma isso impacta na saúde física e mental dela. De que maneira tudo isso vai ser perceptível no dia a dia e nos problemas de saúde que podem aparecer."
"Cada pessoa é um ser individual, então quando um paciente me procura preciso olhar para ele de forma especial, pensando nas suas necessidades, nas suas dificuldades e em como poderemos melhorar de forma saudável", complementou Bruna.
Segundo as profissionais, quando se fala em saúde, tanto física como mental, é preciso que três pilares estejam alinhados: sono, alimentação e exercício físico. "Precisamos tratar eles, que estão na base, para depois conseguir coisas que estão no topo dessa pirâmide. Ou seja, intestino regulado, humor, disposição, concentração e interação social", ressaltou a nutricionista.
Ainda segundo a terapeuta ocupacional, estes três pilares refletem muito na saúde mental e em doenças que podem ser desencadeadas caso tudo não esteja bem. "Não existe regra em saúde mental ou quando se fala em emoções, afinal cada pessoa é diferente da outra. Mas precisamos ter atenção, especialmente quando algo começa a nos incomodar, muda nossa rotina. Se a saúde mental não está bem, o corpo vai sentir e vice-versa."
Notícias relacionadas

Reconstrução: obras avançam nos bairros e interior de Santa Cruz após as enchentes
Trincas, canais e pontes estão sendo reparados pela Secretaria de Obras; veja detalhes

Santa Cruz terá missa em homenagem ao papa Francisco
Celebração será nesta segunda-feira, na Catedral São João Batista, presidida por Dom Aloísio Dilli

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem encerra nesta semana
Interessados têm até 25 de abril para fazer a solicitação

Vaticano confirma causa da morte do papa Francisco
Relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano