Foi aberta oficialmente, na noite desta segunda-feira (29), a 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul. O “Sarau Elétrico”, com participação do professor Luís Augusto Fischer, escritora Claudia Tajes e da comunicadora Katia Suman, deu início ao evento, que ocorre na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, até 5 de maio.
Com o tema “Abra livros, abra o mundo”, esta edição terá como patrona Martha Medeiros, enquanto Marli Silveira foi escolhida como escritora homenageada e Elenor José Schneider como personalidade incentivadora da leitura.
O secretário de Cultura, Dinho Barbosa, destacou que a feira é multicultural, pois “ela traz personalidades de renome internacional pra cidade, além de movimentar toda a economia criativa com os livreiros, com o café e com tudo que a feira proporciona. Já é característico da cidade e a gente espera todo mundo. A feira tá linda. Espero que todo mundo possa vir participar“, disse.
O coordenador do Sesc Santa Cruz, Fabrício Gianezini, resssaltou que a expectativa para a feira está muito grande, especialmente pela novidade da 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz. “São quatro escritores internacionais que estarão fazendo conexões com escritores locais. Essa é a nossa intenção, que os nossos escritores locais também possam usufruir dessa internacionalização da feira, que veio para ficar. Com certeza para o próximo ano estaremos no mesmo formato, ao mesmo tempo incentivando a leitura, que é o objetivo de uma feira do livro, e que a gente possa, através das escritores internacionais, trazer um pouco de cultura e o idioma dessa experiência internacional delas para o município”, afirmou.
Durante toda a semana, a programação contará com a participação de diversos escritores de destaque de todo o estado e país. Além disso, a 1ª edição da Festa Literária Internacional trará ao município escritores renomados internacionalmente, como Teresa Cárdena, de Cuba, Alejandra Giordano, da Argentina, e Mária Elena Morán, da Venezuela. Além das atividades de leitura e venda de livros, a programação da feira conta com diversas atrações culturais.
Confira a programação desta terça-feira:
- 8h30 – Abertura das bancas
- 8h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
- 9h – Encontro com a escritora Valesca de Assis
- 10h – Apresentação cultural de escolas
- 13h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
- 14h – Encontro com a escritora Valesca de Assis
- 15h – Encontro com a Escritora homenageada Marli Silveira e com a Personalidade Incentivadora da Leitura Elenor Schneider
- 15h30 – Apresentação cultural de escolas
- 16h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
- 17h30 – “Café, Música e Poesia” com Lígia Hertzer – Local: Espaço Café Dona Boleira, junto à Feira)
- 19h – “Talk Show” com a Patrona Martha Medeiros. Local: Auditório Central da Unisc (Entrada 1kg de alimento não perecível – Retirada de ingressos na unidade Sesc, no estande do Sesc na feira do livro, ou perante agendamento 51 3713 3222).
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município