Cultura e Entretenimento

Sarau Elétrico abre oficialmente a 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional em Santa Cruz

Publicado em: 29 de abril de 2024 às 21:50 Atualizado em: 29 de abril de 2024 às 22:01
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Foi aberta oficialmente, na noite desta segunda-feira (29), a 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul. O “Sarau Elétrico”, com participação do professor Luís Augusto Fischer, escritora Claudia Tajes e da comunicadora Katia Suman, deu início ao evento, que ocorre na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, até 5 de maio.

    Com o tema “Abra livros, abra o mundo”, esta edição terá como patrona Martha Medeiros, enquanto Marli Silveira foi escolhida como escritora homenageada e Elenor José Schneider como personalidade incentivadora da leitura.

    O secretário de Cultura, Dinho Barbosa, destacou que a feira é multicultural, pois “ela traz personalidades de renome internacional pra cidade, além de movimentar toda a economia criativa com os livreiros, com o café e com tudo que a feira proporciona. Já é característico da cidade e a gente espera todo mundo. A feira tá linda. Espero que todo mundo possa vir participar“, disse.

     

     

    O coordenador do Sesc Santa Cruz, Fabrício Gianezini, resssaltou que a expectativa para a feira está muito grande, especialmente pela novidade da 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz. “São quatro escritores internacionais que estarão fazendo conexões com escritores locais. Essa é a nossa intenção, que os nossos escritores locais também possam usufruir dessa internacionalização da feira, que veio para ficar. Com certeza para o próximo ano estaremos no mesmo formato, ao mesmo tempo incentivando a leitura, que é o objetivo de uma feira do livro, e que a gente possa, através das escritores internacionais, trazer um pouco de cultura e o idioma dessa experiência internacional delas para o município”, afirmou.

    Durante toda a semana, a programação contará com a participação de diversos escritores de destaque de todo o estado e país. Além disso, a 1ª edição da Festa Literária Internacional trará ao município escritores renomados internacionalmente, como Teresa Cárdena, de Cuba, Alejandra Giordano, da Argentina, e Mária Elena Morán, da Venezuela. Além das atividades de leitura e venda de livros, a programação da feira conta com diversas atrações culturais.

    Confira a programação desta terça-feira:

    • 8h30 – Abertura das bancas
    • 8h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
    • 9h – Encontro com a escritora Valesca de Assis
    • 10h – Apresentação cultural de escolas
    • 13h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
    • 14h – Encontro com a escritora Valesca de Assis
    • 15h – Encontro com a Escritora homenageada Marli Silveira e com a Personalidade Incentivadora da Leitura Elenor Schneider
    • 15h30 – Apresentação cultural de escolas
    • 16h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
    • 17h30 – “Café, Música e Poesia” com Lígia Hertzer – Local: Espaço Café Dona Boleira, junto à Feira)
    • 19h – “Talk Show” com a Patrona Martha Medeiros. Local: Auditório Central da Unisc (Entrada 1kg de alimento não perecível – Retirada de ingressos na unidade Sesc, no estande do Sesc na feira do livro, ou perante agendamento 51 3713 3222).