Geral

Agricultores de Santa Cruz recebem calcário

Publicado em: 15 de março de 2017 às 13:19 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:09
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Mais de 80 produtores vão ser beneficiados. O programa ocorre o ano todo

    Albino Frantz, 57 anos, é morador de Linha Andrade Neves, interior de Santa Cruz do Sul. Em novembro do ano passado, por sugestão do filho, Douglas, que estuda técnica agrícolas, seu Albino fez uma análise do solo para verificar os implementos que faltavam na lavoura para que as plantações de fumo e milho tivessem melhores resultados. Uma das conclusões do estudo é de que faltaria calcário e que este serviria para duas funções: corrigir a acidez do solo e fornecer cálcio e magnésio. Ao procurar a Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI), Albino encontrou uma alternativa. 

    Por meio do Programa Municipal de Incentivo à Correção de Acidez do Solo, recebeu em casa, pela metade do preço, 15 mil quilos de calcário. “É um incentivo que a Prefeitura dá e que vale a pena”, entende Frantz. De acordo com o engenheiro agrícola, Marco Alves, os benefícios para a produção de qualquer produto são muitos, depois da correção da lavoura com calcário. “Ele serve não só para milho e fumo, mas para a pastagem também, e faz com que aumente a produtividade”, disse. 

    Assim como seu Albino, outros 80 produtores do interior de Santa Cruz do Sul serão beneficiados pela mesma medida. Ao custo de apenas R$ 47,75 à tonelada, e sem custo de frete, os inscritos vão receber o calcário nos próximos dias em casa. Segundo o secretário de Agricultura, Elo Schneiders, o programa foi implantado ainda em 2014 e até o momento são 240 produtores beneficiados e 300 hectares de terra corrigidos. “Quanto mais produção, mais renda não só para o município, como para nossos agricultores”, diz Elo. 

    Conforme o técnico agrícola, Moisés Mora, o programa ocorre o ano todo, mas tem períodos para se cadastrar. “Teremos novas etapas de inscrição e quem quiser se inscrever é só entrar em contato com a secretaria”, esclarece Moisés.