Meta é imunizar 90% da população-alvo, que é 30,5 mil venâncio-airenses
A Prefeitura de Venâncio Aires, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (25), a campanha de vacinação contra a Influenza, destinada a grupos prioritários. Até 31 de maio, a vacina estará disponível nas unidades de saúde da cidade e do interior do município. Já o Dia D de mobilização nacional pela vacina será dia 13 de abril.
Os grupos prioritários para vacinação contra a Influenza são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas de 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto); indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores; integrantes das Forças Armadas; pessoas em situação de rua. A meta é imunizar 90% da população-alvo, que é 30,5 mil venâncio-airenses.
“Fazemos a convocação para que as pessoas dos grupos não percam a chance de fazer a vacina. O inverno está chegando e a vacina protege contra as doenças respiratórias mais comuns”, destaca o secretário da Saúde, Tiago Quintana.
Leia também: Brasil registra mais de dois milhões de casos de dengue
Serão 13 unidades de saúde, com salas de vacinas, que disponibilizarão o atendimento, e abrem na próxima semana de segunda a quinta-feira, algumas farão horário estendido até 19h. Na sexta, 29, não terá atendimento devido ao feriado.
Este ano a campanha foi antecipada pelo Governo Federal em virtude do aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país. Tradicionalmente realizada na primeira quinzena de abril, a antecipação visa proteger a população mais cedo diante do atual cenário epidemiológico.
Lembrando que, a vacina da gripe é anual. Portanto, quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Para quem já tomou o imunizante, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças menores de 8 anos que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde com documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação.
A vacina utilizada nesta campanha é trivalente, contendo três cepas de vírus em combinação, o que proporciona proteção contra os principais vírus em circulação no Brasil. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber a dose.
Locais de vacinação:
- UBS Central
- EAP Santa Tecla
- ESF Santa Tecla
- ESF Coronel Brito
- ESF CAIC
- ESF Macedo
- EAP Gressler
- EAP Tabalar
- EAP Centro Linha Brasil
- EAP Santa Emília
- EAP Tangerinas
- EAP Vila Arlindo
- EAP Deodoro
Notícias relacionadas
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade