A plantação é um demonstrativo do Programa Quintais Orgânicos de Frutas
No calor da tarde da última quarta-feira, dia 20, muitos visitantes se refugiaram na sombra de um pomar no Parque da Expoagro. A plantação é um demonstrativo dos Quintais Orgânicos de Frutas, projeto desenvolvido pela Embrapa nos três estados do Sul.
O criador e coordenador do programa, Fernando Costa Gomes, conta que a iniciativa começou há duas décadas, no âmbito do Programa Fome Zero, e atualmente está presente em 259 municípios.“É um programa social, voltado para a segurança alimentar, mas também contribuindo com a questão ambiental”, disse.
Os quintais são voltados para agricultores familiares, assentados, comunidades escolares, indígenas e quilombolas, oferecendo segurança alimentar através de um kit com 60 plantas de 20 espécies, que incluem feijão, milho, batata doce e cebola. Nos 21 anos de existência do programa, já foram mais de 2,6 mil quintais instalados no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 76 mil pessoas.
Foram plantadas 444 mil árvores, com mais de 200 mil frutíferas, das quais 50% variedades nativas. Entre as espécies estão uvaia, araçá, amora, uva, caqui, araticum e espécies em risco de extinção, como a cereja-do-rio-grande, guabiju, butiá e guabiroba.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra terá programação normal nesta sexta-feira
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina