Geral e Cobertura Especial

Pavilhão da Agricultura Familiar reúne 216 expositores

Publicado em: 19 de março de 2024 às 16:20 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:26
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Bruno Pedry/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Do total, 50 empreendimentos são liderados por jovens, 115 por mulheres e 40 participam da feira pela primeira vez

    Sinônimo de sucesso e bons negócios na Expoagro Afubra, o Pavilhão da Agricultura Familiar foi aberto na manhã desta terça-feira (19), logo após a abertura oficial da feira. O momento simbólico, com o desenlace da fita, contou com a participação do presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, o vice-governador do Estado Gabriel Souza, o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, o deputado federal, Heitor Schuch, o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, o diretor técnico da Emater/RS – Ascar, Claudinei Moisés Baldissera e o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti.

    Logo após, o grupo seguiu para a visitação oficial em meio aos estandes. O primeiro deles foi o do produtor Paulo Melos da Silva, o Paulinho. De Caxias do Sul, ele contabiliza doze anos de evento comercializando salames e copas. “No ano passado eu vendi toda a mercadoria”, conta ele, com a expectativa de comercializar de 15% a 20% a mais em relação a 2023. 

    Já entre os visitantes, Marta Regina Rocha de Matos veio de Pelotas para conferir as novidades. Professora e pecuarista, ela destaca a organização do pavilhão, além da variedade de produtos. “É o terceiro ou quarto ano que venho. Sempre levo algo para casa, especialmente caldo de cana que sou apaixonada”.

    Espaço de trabalho e criatividade

    Por trás de cada agroindústria há um sonho”. A fala do vice-presidente da Fetag, Eugênio Zanetti, define o Pavilhão da Agricultura Familiar. Em 2024 são 216 expositores vindos de 110 municípios do Rio Grande do Sul. Do total, 50 empreendimentos são liderados por jovens, 115 por mulheres e 40 participam da Expoagro Afubra pela primeira vez.

    Entre os participantes, Zanetti destaca o empenho e a criatividade no desenvolvimento dos produtos, desde a produção até a apresentação final. “Nas feiras, temos notado que o espaço da agricultura familiar tornou-se um dos principais atrativos. Nem todos saem com um trator, mas é difícil que alguém deixe de levar uma sacolinha com produtos das agroindústrias”.

    Para este ano, Zanetti espera que a comercialização alcance, pelo menos, o resultado de 2023, quando os produtores somaram R$ 1.490 milhão em vendas. Na Expoagro Afubra 2024, o Pavilhão da Agricultura Familiar pode ser visitado até a próxima sexta-feira, 22, das 8h às 18h.

    Leia também: Na abertura da Expoagro, representantes do governo federal garantem apoio aos produtores