Geral

Feira propicia avanços no campo

Publicado em: 17 de março de 2017 às 18:01 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:11
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Produtores aguardam início da Expoagro para buscar técnicas e equipamentos a fim de melhorar produção

    A maior feira do Brasil voltada para a agricultura familiar, 17ª Expoagro Afubra, começa na próxima semana e já movimenta o Parque de Exposições, situado na localidade de Rincão del Rey, em Rio Pardo, para os preparativos finais. Durante três dias (21, 22 e 23 de março), os visitantes poderão conferir as últimas novidades lançadas no mercado. Não é à toa que produtores de toda a região aguardam a feira para investir e também inovar na propriedade.

    Exemplos não faltam para mostrar o quanto a Expoagro Afubra se diferencia por proporcionar oportunidades de novos negócios, diversificação, além de qualidade e melhora na produção. Em Vera Cruz, Rudinei Herber, morador de Ferraz, é um exemplo de como a feira pode e faz a diferença na vida das famílias do meio rural. Aos 50 anos, ele produz silagem de milho, em aproximadamente 20 hectares. Com o acompanhamento da Emater local e visitas por anos na Expoagro, o agricultor conseguiu melhorar a qualidade e quantidade de produção. 

    Primeiro, Herber trocou a variedade de sementes do milho, passando a utilizar híbridas e transgênicas.  “São mais caras, mas podem aumentar entre 30 e 40% a produção”, avalia. O agricultor produz silagem há 20 anos, no entanto, há dois anos que comercializa o produto, sendo que seus clientes, na sua maioria, são de Santa Cruz do Sul. 

    Garantindo silagem durante o ano inteiro, já que aproveita a resteva do fumo para cultivar, ele reforça o quanto é importante não só oferecer o produto, mas garantir produção e qualidade sempre. Em suas visitas pela feira, pôde aprender sobre o plantio, técnicas de manuseio e armazenamento. “Há alguns anos, em uma das estações da Expoagro, os técnicos falaram sobre utilizar terra em cima da lona que tapa a silagem. Além de ficar mais protegido, fica compacto e não se tem perda”, comenta.

    Neste ano, Rudinei Herber voltará a visitar a Expoagro Afubra para verificar as novidades em equipamentos. Hoje, o manuseio para o armazenamento do produto é manual. A ideia é torná-la mecânica, evitando o uso da força. “Quero visitar a feira para conferir um equipamento que ensaca a silagem. Assim, não vamos mais precisar fazer o embalamento com as mãos, o que vai garantir mais qualidade na embalagem, deixando a silagem mais compacta e uniforme no saco”, explica.

    Confira a matéria completa na edição impressa deste sábado do Jornal Arauto.