A unidade atende cerca de 3,8 mil pessoas
O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, inaugurou na manhã deste sábado (18), as novas instalações que vão abrigar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Senai. A unidade atende cerca de 3,8 mil pessoas, em seis microáreas, e tem um dos melhores índices de resolutividade do município. Grande parte dos usuários são pessoas acima de 60 anos.
Situado na Rua Castro Alves, o prédio foi construído por meio de uma parceria entre o município e a iniciativa privada, especialmente para acolher o serviço. Conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Renice Vaccari, hoje não é possível obter recursos junto ao governo federal para a construção de novas unidades, exceto por meio de emendas parlamentares. “A abertura de uma unidade como esta representa um salto de qualidade na saúde do município. A área é a que mais consome recursos, mas é também a que mais precisa”, disse ela.
A nova estrutura, mais ampla que a anterior, compreende quatro consultórios médicos e de enfermagem, sala de vacinas, sala de curativos, sala de grupos, sala de esterilização, recepção, farmácia, consultório odontológico e banheiros para funcionários e pacientes. Já a equipe de profissionais – a mesma que atendia no antigo posto – é composta por uma médica especializada em saúde da família, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um higienizador, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e um estagiário, além de cinco agentes comunitários que realizam as visitas domiciliares. O posto também recebe acadêmicos de medicina e de enfermagem.
Inauguração
A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde, servidores da prefeitura, imprensa e comunidade. Um antigo morador do bairro, Sebastião Carlos da Rosa, 75 anos, militar aposentado, fez questão de falar ao microfone e dizer o quanto a comunidade estava satisfeita com a nova estrutura. “Hoje, o prefeito deu uma alegria imensa ao nosso bairro, fez a gente voltar a sorrir de novo”, comemorou.
Ao se pronunciar, o prefeito mais uma vez reafirmou o orgulho pela saúde pública ofertada em Santa Cruz do Sul. “Quando estabeleci o compromisso de dobrar o número de Estratégias de Saúde da Família, eu sabia que o orçamento era insuficiente para atingir este objetivo, mas conseguimos, poupando e remanejando recursos para uma área que sempre foi prioridade neste governo e que continua sendo, tanto que hoje estamos inaugurando uma unidade modelo”, afirmou.
A ESF Senai está inscrita no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, que propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingem melhora no padrão de qualidade no atendimento. São trabalhados indicadores que vão desde o acesso da população à unidade,passando pela atenção dada aos usuários, até a estrutura física. Ingressando agora no terceiro ciclo de avaliação, a ESF Senai deverá alcançar o teto máximo de incentivo concedido a este tipo de unidade de saúde.
O ato de inauguração contou ainda com assinatura do termo de recebimento do imóvel, descerramento de placa e corte de fita. Na sequência, a comunidade foi convidada a conhecer o interior do prédio.
Notícias relacionadas

Datelli reabre em Santa Cruz com aposta em sofisticação e couro legítimo
Loja está localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 378, sob comando do empresário Rodrigo Dementshuk

Em campanha de vacinação, mais de 500 doses são aplicadas nos postos de Santa Cruz
Campanha Dia D da vacinação contra a gripe é promovida pelo Ministério da Saúde

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 200 vagas em Santa Cruz; veja
Doze empresas do município estarão contratando candidatos para cargos de todos os níveis de escolaridade e experiência

Secretária afirma que multa à igreja por barulho do sino deve ser revista
Instituição apresentará defesa formal, que será analisada por uma comissão de julgamento responsável por decidir se a penalidade será mantida ou cancelada