Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo vai conseguir manter a média de 200 atendimentos por dia
Uma comitiva do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), comandada pelo presidente do consórcio e Prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert, esteve na quinta-feira (16), reunido com o Secretário Estadual de Saúde João Gabbardo. Com intuito de conseguir a liberação dos recursos atrasados, o grupo levou os dados dos serviços realizados pelo Consórcio da região do Vale do Rio Pardo e salientou a importância da parceria para manter a média de 200 atendimentos por dia.
Os Serviços de Especialidades Médicas, feitos através do Cisvale, desafoga o SUS em Porto Alegre e garante mais qualidade aos pacientes que não precisam se deslocar até a capital. Ao todo, 150 mil atendimentos são feitos em Santa Cruz do Sul e os repasses do Governo do Estado estão em atraso desde 2014. O valor que ultrapassa R$ 1 milhão e 200 mil, em atrasos, será quitado em sete parcelas, conforme o acordado entre o grupo e Gabbardo.
Centro Regional de Especialidade Médica
Wickert aproveitou o encontro para apresentar ao Secretário Gabbardo, o projeto do Centro Regional de Especialidade Médica (Crem), que hoje está com 45% da obra concluída e terá 16 consultórios médicos, em uma estrutura integrada e moderna, com espaços amplos e iluminados, que possibilitarão conforto e acessibilidade suficiente para receber 500 consultas diárias e procedimentos médicos eletivos.
A unidade também será composta por sala de procedimentos, consultório odontológico especializado, central de esterilização de materiais e área administrativa e tem previsão de inauguração em setembro deste ano. O centro poderá atender toda a região em especialidades médicas e também atendimentos eletivos desafogando os atendimentos que são direcionados à capital. Além de atendimentos de especialidades que não tem atendimento na região como buco-maxilo-facial.
Reunião
A boa notícia foi dada por Wickert aos 13 prefeitos que compõe o Cisvale. No encontro ordinário do Consórcio, o presidente relatou o acordo com o Governo do Estado e comemorou ainda a emenda de mais de R$ 200 mil enviada pelo Deputado Federal Heitor Schuch para equipar o Crem. Com o valor do Governo mais a emenda, o grupo conseguirá equipar o Centro Regional e disponibilizar ainda mais serviços aos pacientes. O Vale do Rio Pardo será a primeira região do Estado a ter um Centro de Referência Médica.
A reunião desta sexta-feira (17) do Cisvale foi ainda positiva pela criação do Departamento de Inspeção Sanitária do Consórcio e ainda a aprovação para a Gestão dos resíduos sólidos. A discussão sobre o tema se arrastava no grupo desde 2011 e hoje teve aprovação por unanimidade, o que foi amplamente comemorado pelo grupo que agora poderá dar andamento ao diagnóstico nos planos feitos no ano passado. A próxima reunião do Consórcio será no dia 27 de abril, no Espaço Assemp, em Santa Cruz do Sul.
Notícias relacionadas

Datelli reabre em Santa Cruz com aposta em sofisticação e couro legítimo
Loja está localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 378, sob comando do empresário Rodrigo Dementshuk

Em campanha de vacinação, mais de 500 doses são aplicadas nos postos de Santa Cruz
Campanha Dia D da vacinação contra a gripe é promovida pelo Ministério da Saúde

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 200 vagas em Santa Cruz; veja
Doze empresas do município estarão contratando candidatos para cargos de todos os níveis de escolaridade e experiência

Secretária afirma que multa à igreja por barulho do sino deve ser revista
Instituição apresentará defesa formal, que será analisada por uma comissão de julgamento responsável por decidir se a penalidade será mantida ou cancelada