Geral

Fórum da Educação reúne mil profissionais em Venâncio Aires

Publicado em: 19 de fevereiro de 2024 às 19:47 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 15:03
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • compartilhe essa matéria

    Evento continua nesta terça-feira no Clube de Leituras

    Com o tema “Equidade: desafios e possibilidades na educação”, teve início nesta segunda-feira (19), a primeira etapa do XIV Fórum Internacional de Educação e XVIII Fórum Nacional de Educação, em Venâncio Aires. Com a participação de cerca de mil profissionais da educação, o evento que ocorreu no Clube de Leituras marcou também a abertura do ano letivo de 2024 da rede municipal.

    O Fórum, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, engloba palestras e oficinas direcionadas para as servidoras das escolas públicas municipais.

    Na parte da manhã, logo após a cerimônia de abertura e o pronunciamento das autoridades, as atividades iniciaram com palestra da professora Patrícia Hauns, que abordou o tema “Eduque com Amor”. Em seguida, o professor Edson Ahlert, falou sobre “Inteligência Artificial Generativa na Educação Básica”. Na parte da tarde, ocorreu a apresentação do Coral da Paresp. Após, palestra com o professor Guilherme Nogueira, sobre o tema “Contribuições Neurocientíficas para os Processos de Aprendizagem e Educação – Foco na Inclusão”. 

    “Uma avaliação sempre muito positiva, estarmos reunidos com nossos colegas educadores é sempre muito importante. E esse espaço que acaba abordando uma equidade, a educação a partir da visão de uma equidade com todos os seus desafios, mas também com suas possibilidades”, destacou a coordenadora pedagógica, Juliane Weiss Niedermayer.

    O Fórum continua nesta terça-feira (20), com abertura, e seguindo com palestra do professor Eugênio Cunha, com a temática “Educação e Autismo”, e, também, palestra com a Dr. Claudia Weyne Cruz, que abordará o tema “Comportamento Suicida: Compreender para Cuidar”. Já na tarde, ocorre as oficinas para troca de experiências entre os participantes, os encontros serão por grupos. 

    No clube, permanecem os profissionais da Educação Infantil e dos anos finais do Ensino Fundamental. No Parque do Chimarrão (na sede da Asmuva), estarão os professores de 1º, 2º e 3º anos, além dos que atuam com Classes Especiais. Já no auditório da secretaria de Educação estarão reunidos professores de 4º e 5º anos. Os integrantes das equipes diretivas se encontram no auditório do Parque. 

    A segunda etapa do Fórum Internacional e Nacional está prevista para o mês de agosto.

    Cronograma para esta terça-feira:

    Manhã

    • 7h30min – Credenciamento
    • 8h – Palestra com Eugênio Cunha: Educação e Autismo.
    • 10h- Palestra com Claudia Weyne Cruz: Comportamento suicida: compreender para cuidar.

    Tarde

    • Oficina Educação Infantil: 13h30min – Rafael Kelleter: Inclusão na Educação infantil, de que acompanhamento estamos falando?
    • Oficina Anos Iniciais – CE, 1º ao 3º ano: 13h30min- Vanessa de Freitas: Alfabetização e letramento sob a perspectiva da educação inclusiva
    • Oficina Anos Iniciais – 4º e 5º ano: 13h30min –  Vaneza da Rosa: Estratégias de ensino e aprendizagem a partir da Educação Inclusiva. 
    • Oficina Anos Finais e EJA: 13h30min – Aline Pin Valdameri: Diferenças na sala de aula: relações e (com)posições. E 15h – Letícia Dell’Osbel: Multiletramentos com as diferenças na sala de aula.
    • Oficina Gestão Escolar: 13h30min – Natalina Triches: Gestão Democrática para novos tempos e espaços da escola
    • Oficina Agentes Escolares e Serventes: 13h30min- Carolina Pochmann Kirch: Formação com setor de alimentação escolar e segurança do trabalho
    • Secretários Escolares: 13h30min – Gabriela Trojahn: Atendimento ao público