Geral

Bumba Meu Boi enche as ruas em noite de tradição centenária

Publicado em: 18 de fevereiro de 2024 às 22:34 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 15:00
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Liderado por Diogo Silveira Kucharski, evento divertiu milhares de pessoas que lotaram o centro da cidade

    Nesse sábado (17), aconteceu o tão esperado Bumba Meu Boi em Encruzilhada do Sul, o único município do Estado a preservar essa tradição secular. Liderado por Diogo Silveira Kucharski, o Bumba Meu Boi saiu às ruas, como já ocorre há mais de cem anos, divertindo milhares de pessoas que lotaram o centro da cidade. 

    As festividades começaram com o arrastão do Bloco Bar da Jake, seguido por animadores culturais e a apresentação da Bateria da Mocidade. O ponto alto da noite foi a saída do boi a partir das 20h, da Rua 4 de Dezembro, onde residiu o mestre Firmino Silveira, avô de Diogo e que por muitos anos, juntamente com o historiador e empresário Humberto Castro Fossa, manteve a tradição em Encruzilhada do Sul.

    Ao lado da esposa Josseane e dos filhos, Diogo e os campeiros,antes da saída, fizeram uma prece. O boi passou pelas ruas Coronel Honório Carvalho, Conde de Porto Alegre e finalizou o passeio na Praça Dr. Ozy Teixeira, onde aproximadamente 2 a 3 mil de pessoas de todas as idades aguardavam ansiosas.

    Antes de chegar até o centro da cidade, como de costume o grupo fez muitas paradas em empresas e residências. A festa continuou com a Banda Cia Show 4, encerrando a folia com chave de ouro. Essa festividade faz parte do Conecta Verão 2024, uma iniciativa da Prefeitura Municipal e do Sesc que promove atividades culturais, esportivas, de lazer e entretenimento. 

    O Bumba Meu Boi não é apenas um espetáculo, mas uma manifestação cultural que une toda a comunidade, transmitindo valores, tradições e saberes de geração em geração. É uma expressão vibrante do folclore brasileiro, enraizada em diversas tradições e associada ao período das festas juninas, mas que em Encruzilhada sempre é realizado no sábado após o Carnaval. É também uma celebração das tradições ancestrais, destacando-se como uma expressão de resistência, identidade e pertencimento.

    Leia também: Acadêmicos do União é a campeã do Carnaval de Santa Cruz