Cerca de 38 pacientes são atualmente monitorados no município
Tosse por mais de três semanas, sinais de emagrecimento, febre e falta de apetite. Esses são os principais sintomas que podem indicar se alguém está ou não com tuberculose. Desde a última segunda-feira, várias ações de prevenção e orientação para combater a doença estão acontecendo em Santa Cruz do Sul. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), por ocasião do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, instituído em 24 de março.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Vanda Hermes, cerca de 38 pacientes são atualmente monitorados no município. “É uma doença que pode levar a óbito e que é muito confundida com a gripe”, alerta. Segundo Vanda, o procedimento para diagnosticar a tuberculose é simples e em todas as unidades de saúde pode ser encaminhada a requisição para exame. “É gratuito e em dois dias o paciente já tem o resultado”, esclarece.
Ela alerta, no entanto, sobre a necessidade de não interromper o tratamento. São necessários seis meses de tratamento. Um dos momentos escolhidos para falar sobre a doença aconteceu na tarde desta terça-feira. Em uma palestra para catadores na Usina de Triagem, no bairro Dona Carlota. acompanhada de uma enfermeira, Vanda orientou sobre como fazer a coleta do escarro e aproveitou para fazer o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite.
Nos próximos dias outras ações serão realizadas. Na quinta-feira (23), haverá um encontro com os pacientes no Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest). “Nossa intenção é estimular para que eles não abandonem o tratamento”, afirma. Já na sexta-feira (24), um ônibus da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) estará na Praça Getúlio Vargas com profissionais da área, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h. A ação terá foco educativo e consistirá no repasse de orientações sobre a doença para a população.
No mesmo dia ocorrerá também a capacitação para agentes comunitários de saúde no Cerest. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelos telefones (51) 3713-7468.
Notícias relacionadas

Roberta Pereira passa a integrar a área de gestão da ACI
Nova integrante foi apresentada, nessa quarta-feira, pelo Conselho Gestor aos colaboradores da entidade

Vale do Sol promove programação especial em alusão ao Abril Azul
Pela manhã, a programação teve caminhada e plantio de girassóis no canteiro central da Praça, flor que representa a luz, o crescimento e a resiliência

Prefeitura aguarda estudo para iniciar obra da segunda quadra do Calçadão da Floriano
Relatório, que está em andamento, vai detalhar os impactos da intervenção sobre as tipuanas

Trecho da Avenida Euclydes Kliemann fica interditado para obras
Secretaria de Segurança e Trânsito orienta motoristas a utilizarem rotas alternativas; veja