Geral

Furtos no interior levam a pedidos para utilização do sistema de videomonitoramento

Publicado em: 07 de fevereiro de 2024 às 12:30 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:39
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Tema tem mobilizado agricultores e lideranças políticas

    Os vereadores expressaram preocupação, na sessão desta semana do Legislativo, com a incidência de furtos nas áreas rurais de Santa Cruz do Sul e dos municípios vizinhos. A situação, que vem mobilizando agricultores e autoridades locais, foi tema de discussão.

    LEIA TAMBÉM: Pessoas são usadas como escudo humano durante assalto em agência bancária

    O assunto ganhou destaque após uma reunião no mês passado, quando representantes dos órgãos de segurança se reuniram com produtores rurais. De acordo com relatos dos agricultores, 11 propriedades localizadas na região foram alvo de furtos e os crimes deixaram prejuízos que já ultrapassam a marca de R$ 1,5 milhão.

    Professor Cleber (União Brasil) destacou a necessidade de intensificar a segurança nas propriedades rurais e propôs o uso do videomonitoramento colaborativo para coibir as ações criminosas. “A gente está tentando, de alguma forma, levar mais segurança para as propriedades rurais. Está acontecendo muito. Acreditamos que é uma forma de minimizar”, disse.

    Jair Eich (Progressistas) também manifestou sua preocupação com a situação. “A gente apela para que as autoridades de segurança possam ajudar. Grande parte da minha família mora em Linha Seival e tiveram esse problema. Quem sabe, um patrulhamento reforçado. E usar, sim, as câmeras existentes para que se saiba quem está entrando e saindo”, falou.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Rodrigo Rabuske (PTB) informou sobre um projeto em tramitação na Câmara que busca instituir uma política municipal de auxílio ao combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. “Ele viabiliza a parceria entre a Prefeitura e a Brigada Militar para que a gente tenha o cercamento eletrônico, assim como é na cidade, nas divisas com outros municípios, a exemplo de Venâncio Aires e Passo do Sobrado”, expressou.