Evento está marcado para este sábado, a partir das 18h
Santa Cruz do Sul se prepara para receber a 4ª edição do Bailinho da Borges, o carnaval de rua que vem encantando foliões de todas as idades. Marcado para este sábado (3), das 18h à 1h, o evento deve reunir, mais uma vez, a comunidade de Santa Cruz e região para festejar a nostalgia dos antigos bailinhos carnavalescos, embalados ao som de muitas marchinhas e sambas tradicionais. A festa será, novamente, na Borges de Medeiros, que estará bloqueada entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, incluindo a praça da Bandeira.
Atrações Musicais
Quanto às atrações musicais, teremos dois palcos: o tradicional, nomeado Palco Mor, ficará localizado na esquina entre a Borges de Medeiros e a Marechal Deodoro; e Palco da Praça, que ficará na Praça da Bandeira. Teremos a presença de duas super bandas, trazendo muitas marchinhas e sambas tradicionais para alegrar os foliões:
- Edinho Nascimento & Banda: Sucesso na edição passada, o músico santa-cruzense retorna ao palco da praça com uma super banda composta por dez talentosos músicos, cantores e cantoras que trarão um repertório recheado de marchinhas e releituras dos antigos e tradicionais bailes de carnaval.
- Banda Bebi: A banda, tradicional dos carnavais de Rio Pardo e região há 25 anos, é composta por músicos e instrumentistas de sopro e percussão que irão conduzir o cortejo carnavalesco pela Borges, com muitas marchinhas, sambas antigos e marchas-rancho.
Concurso de Fantasias
Sucesso nos anos anteriores, o Concurso de Fantasias será mantido nessa edição do Bailinho. Serão três categorias: infantil, adulto e melhor idade, todas com premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar, julgadas por uma comissão especial do grupo Gazeta e abertas ao voto popular durante o evento. Além disso, haverá premiação para o Melhor Bloco do Bailinho da Borges.
Gastronomia e Serviços
A cervejaria oficial do Bailinho da Borges, a Cervejaria HBier, estará localizada em diversos pontos no perímetro do evento, em especial na Praça da Bandeira, ao longo da Borges de Medeiros e na Mal. Deodoro. Com preço promocional e copos personalizados disponíveis para venda, o folião poderá adquirir o seu eco copo na hora ou trazer de casa, se preferir.
A Praça de Alimentação estará centralizada na Praça da Bandeira, com 6 estabelecimentos escolhidos através de consulta pública. O público terá também à disposição uma variedade de opções gastronômicas e de bebidas disponibilizados pelo comércio já presente ao longo da Marechal Floriano e da Borges de Medeiros. Nesta edição, não haverá operações nas calçadas, facilitando o fluxo de pedestres.
Estrutura e Segurança
Para garantir maior comodidade aos presentes, serão disponibilizados 60 banheiros químicos, incluindo modelos com acessibilidade. No total, haverá 4 ambulâncias presentes no evento. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo estará disponibilizando 2 ambulâncias completas com desfibrilador para garantir assistência médica de qualidade durante a folia. Teremos, ainda, mais uma ambulância particular e a Unidade Móvel Ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde, que ficará de plantão na Praça da Bandeira.
A exemplo das edições anteriores, o Bailinho da Borges contará com a presença ostensiva da Guarda Municipal, do Departamento de Trânsito Municipal, Brigada Militar, SUSEPE – Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Uma novidade será a atuação, pela primeira vez no Bailinho, do Comando Ambiental da Brigada Militar, com o intuito de prevenir e combater a poluição sonora e outras perturbações de ordem pública, como o uso de fogos de artifício.
Conforme compromisso já firmado em anos anteriores com o Ministério Público e com a Promotoria da Infância e Juventude, a organização do Bailinho da Borges estará orientando os proprietários dos espaços de vendas de bebidas para cumprimento da legislação que proíbe o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Ações Parceiras
A Secretaria Municipal da Saúde estará presente, também, através do Cemas (Centro Municipal de Atendimento à Sorologia de Santa Cruz do Sul), fazendo a distribuição de preservativos e orientações sobre DSTs e exames rápidos para a população em geral. A Vigilância Sanitária estará, ainda, realizando a fiscalização dos estabelecimentos, garantindo a qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
A Coordenaria Municipal da Mulheres fará um trabalho de conscientização sobre o assédio feminino, tirando dúvidas, passando orientações e fazendo o acompanhamento de casos, se necessário. Em sua primeira ação no Bailinho, o Departamento Municipal da Diversidade pretende reforçar a importância da inclusão da pauta LGBTI+ em todos os grandes eventos do município. Entre as ações planejadas, estão a distribuição de material informativo, como Cartilha da Diversidade e leques alusivos ao tema, além de orientações e acompanhamento em casos de LGBTIFOBIA.
A Assemp (Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do irá disponibilizar lixeiras para coleta seletiva de lixo ao longo da Borges de Medeiros, com o intuito de amenizar o acúmulo de lixo nas vias e incentivar a destinação consciente dos materiais utilizados durante o evento. A Coomcat (Cooperativa de catadores e recicladores de Santa Cruz do Sul) também estará prestando serviço de coleta seletiva, triagem e destinação final ambientalmente adequada de resíduos recicláveis inorgânicos durante o evento.
Programação e Encerramento
Com uma programação voltada à todas as idades, o Bailinho da Borges irá manter em sua abertura, às 18h, o Carnaval Infantil, com a presença de atrações diversas para a criançada, no Palco da Praça. A partir das 20h, terá início o Cortejo Carnavalesco com a Banda Bebi, e logo após ocorrerá a abertura oficial do Carnaval no Palco da Praça, com a apresentação da Corte Oficial, formada pelo rei Erik Vinícius da Silveira e a rainha Gabriela Anthrax, que conduzirão a descida da Borges. A partir das 21h30min, Edinho Nascimento & Banda estarão fazendo a alegria dos foliões no Palco da Praça, até o final do evento.
O encerramento das atividades do Bailinho da Borges deve ocorrer, impreterivelmente, à 1h da manhã. A partir desse horário, será realizada a liberação das ruas interditadas para o evento, garantindo a circulação de veículos e pedestres e o fluxo continuo de trânsito. A ideia é que o movimento regular das vias públicas seja reestabelecido tão breve termine o Bailinho, assegurando o deslocamento da comunidade que costuma usar o trajeto.
- 18h – Carnaval Infantil, no Palco da Praça
- 20h – Início do Cortejo Carnavalesco, com a Banda Bebi
- 20h30 – Abertura do Palco da Praça, recepção da Corte + descida da Borges
- 21h30 – Abertura do Palco Mor e Apresentação da N’Band
- 21h30 – Apresentação de Edinho Nascimento & Banda, no Palco da Praça
- 01h – Encerramento
Linha de ônibus exclusiva para o Bailinho da Borges
A grande novidade desse ano é a disponibilidade de linhas de ônibus em horário extra para o evento, facilitando o retorno dos foliões para casa. O Consórcio TCS irá manter a linha 32 – Carlota/Rauber via Menino Deus em dois horários estendidos de saída do centro em direção ao bairro, passando por vários pontos da cidade: à 00:10h e à 1:00h (veja o itinerário completo no site do Consórcio TCS). A saída será da super parada atrás da Prefeitura Municipal, na Tenente Cel. Brito, e a empresa ressalta que os horários poderão ser ampliados conforme a demanda. O mesmo ponto também será utilizado por carros de aplicativo e serviço de táxi para embarque e desembarque de passageiros, proporcionando um acesso mais fácil e seguro aos meios de transporte públicos e privados.
Produção
O evento está sendo produzido pela Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do Município de Santa Cruz do Sul, Pé de Coelho Filmes, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O patrocínio é da Mor, Pitt Jeans e HBier, e o Aquarius Hotel é a hospedagem oficial da festa.
Avisos
- Haverá uma central de informações e acessibilidade localizado junto à Praça da Bandeira, no pergolado.
- O valor da cerveja comercializado pela Cervejaria HBier será de R$ 10.
- As camisetas oficiais do Bailinho estão sendo vendidas na Loja Festa e Fantasia, na 28 de Setembro, 502. O valor é de R$ 50, no pix ou dinheiro.
- Como o evento não possui estacionamento, é aconselhado que o público opte por outros meios de deslocamento, como táxi e carros de aplicativo.
- Será vetada a entrada de recipientes de vidro, como copos e garrafas.
- É expressamente proibida a venda de bebidas para menores de 18 anos.
Notícias relacionadas
Rotaract Clubs integram jovens em Olimpíada Distrital
Inspirado na tradição gincaneira de Vera Cruz, evento reuniu cerca de 70 jovens de diversas localidades do Rio Grande do Sul
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio
Grupo Arauto participa do Google News Summit Brasil
Encontro realizado em São Paulo integra profissionais do país com o time Google, que apresenta novidades para o ecossistema de notícias
IFSul Venâncio Aires realiza obra para melhorar a infraestrutura
Investimento é oriundo de recurso extraordinário do período de calamidade pública