Região

Inauguração de placa marca os 25 anos de Sinimbu

Publicado em: 29 de março de 2017 às 13:13 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:21
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria da Prefeitura/Aline Haag
    compartilhe essa matéria

    Ato foi em homenagem à Comissão de Emancipação

    Um evento especial na tarde do último sábado (25), marcou os 25 anos da publicação da lei que criou oficialmente o município de Sinimbu. Uma homenagem à Comissão de Emancipação antecedeu a inauguração de placa, que fica em frente ao Centro Administrativo. Embalados pelo som do Coral de Sopros da Comunidade Evangélica de Rio Pequeno, a cerimônia reuniu membros da Comissão, autoridades e comunidade.

    As homenagens foram propostas pela prefeita Sandra Backes e seu vice, Claus Wagner. No seu discurso, Sandra enalteceu o trabalho dos integrantes da Comissão Emancipatória, liderada por Orlando Backes. Ela destacou a importância do trabalho feito pelo grupo e frisou que Sinimbu é município graças a eles. “Foi um grande desafio para a Comissão. Eles não mediram esforços e foram em busca desse sonho e ideal para o bem-estar de toda comunidade. A eles fica o nosso eterno agradecimento”, ressaltou.

    A prefeita agradeceu ainda todos os demais que participaram do desenvolvimento de Sinimbu, citando os ex-prefeitos, vereadores, colaboradores e comunidade sinimbuense. “Cada um de vocês teve participação nas lutas, conquistas e vitórias alcançadas até aqui”, afirmou. “Agora compete a nós continuar lutando para alcançar a transformação do nosso município e os objetivos do nosso povo, assegurando a comunidade os direitos de desfrutar de saúde, habitação, trabalho, lazer e uma melhor qualidade de vida. É um grande desafio. A união de forças é muito importante para o bom andamento do município. Sintam-se homenageados e nosso eterno agradecimento”, finalizou.

    Emocionado, o presidente da Comissão de Emancipação, Orlando Ignácio Backes, agradeceu o reconhecimento e lembrou das dificuldades enfrentadas ao longo dos oito anos em que lutou pela emancipação de Sinimbu e da humilhação que a Comissão recebeu das forças contrárias. “Começa agora uma nova história para Sinimbu. Obrigado pela homenagem”, frisou.

    O presidente da Câmara de Vereadores de Sinimbu e o vereador, Ruben Preuss, também enalteceu o trabalho de todas as lideranças que lutaram pela criação do município. “Era uma visão de liderança e de futuro que poucos entenderam na época. Quando se criou o município, pensou-se em melhorias”, destacou. Ele ressaltou os mandatos dos ex-prefeitos e destacou a responsabilidade que Sandra Backes tem agora. “Tenho certeza Orlando, que foram muitas lutas e empenho ao longo do período que a Comissão brigou por Sinimbu. Agora temos que olhar para frente e pensar no bem de todos de forma conjunta”, concluiu Preuss.

    Reconhecimento

    Durante a cerimônia, os integrantes da Comissão de Emancipação receberam um certificado de Honra ao Mérito. O documento foi entregue pela prefeita Sandra Backes como forma de reconhecer o trabalho realizado em prol de Sinimbu.

    Receberam os certificados o presidente da Comissão, Orlando; vice-presidente Guido Reckers, secretária Edith Becker; tesoureito Elvio Bublitz e os conselheiros fiscais Albano Vogt, Wilson Molz e Romeu Soares. Além deles, integraram a comissão, mas não estiveram presentes a 2ª secretária Noeli Leonhardt, o 2º tesoureiro André Hirsch e os integrantes do Conselho Fiscal Adão Carvalho e Raul Bock. O certificado de Oscar Bublitz que também era do Conselho Fiscal, mas já faleceu, foi entregue a seu filho, Elvio Bublitz.

    Após as homenagens, os presentes se dirigiram para o lado de fora do Centro Administrativo e acompanharam a inauguração de uma placa em homenagem a Comissão de Emancipação. A placa está presa em uma pedra e ficará exposta em frente a Prefeitura para que toda comunidade possa olhar e recordar os feitos dos integrantes da Comissão.