Mensagem do dia

Seja você mesmo; todos os outros já existem!

Publicado em: 24 de outubro de 2022 às 08:34 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 12:16
65e888d0c0931.jpg
compartilhe essa matéria

É natural termos dúvidas sobre como ser, agir e até nos posicionar em determinados ambientes. Você já se viu fazendo algo só porque outros estavam fazendo também? Já ficou em dúvida sobre sua autenticidade?

Disponível também em:

É natural termos dúvidas sobre como ser, agir e até nos posicionar em determinados ambientes. Você já se viu fazendo algo só porque outros estavam fazendo também? Já ficou em dúvida sobre sua autenticidade?

Entender sobre a autenticidade te ajuda a encontrar um caminho só seu, baseado nos seus próprios valores, crenças e desejos. Um caminho leve e genuíno. 

O que é autenticidade? Sabe quando você precisa ir no cartório autenticar um documento para que se prove a veracidade daquele papel? Pois é, na nossa vida pessoal é a mesma coisa. 

A autenticidade é caracterizada pela genuinidade e fidelidade à verdade. Para que uma pessoa seja autêntica, ela deve entender e agir de acordo com sua própria personalidade, valores e visão de mundo.

Além disso, a autenticidade também está ligada à nossa autoconfiança e autoestima. Alguém que não acredita em si, nas coisas que gosta ou que busca continuamente se encaixar em padrões sociais, acaba deixando de lado a habilidade de ser único.

Porque é tão difícil sermos autênticos?
Não basta apenas falar para si que “a partir de hoje, vou ser eu mesmo”. Ser autêntico exige uma boa dose de autoconhecimento, para que assim tenhamos autoaceitação e autoconfiança. 

Só é possível ser autêntico a partir do momento em que você passa a enxergar o real valor em ser a pessoa única que você é – ao invés de ficar se moldando para agradar os outros.

– “Mas, por que tentamos agradar aos outros?”

Pelo conflito interno que existe entre o que queremos e o que a sociedade espera de nós. 

É importante se conhecer, sem máscaras e armaduras, para assim saber filtrar que tipos de influências você absorverá e como você irá influenciar os outros.

A autenticidade não se desenvolve sem autoconhecimento. Entender o que é seu, e o que é fruto do meio ao qual você está inserido durante toda a sua vida, exige curiosidade e dedicação com a sua própria história e personalidade.

Portanto, vivenciar o processo de autodescoberta e estimular o autoconhecimento é determinante para entender se você está sendo realmente fiel à você ou ao que é imposto por pressão externa.

Vantagens de trabalhar a sua autenticidade:

• Você irá experienciar conexões verdadeiras com as pessoas à sua volta; 

• Terá clareza sobre quais são as suas paixões e poderá se dedicar verdadeiramente à elas;

• Não sentirá necessidade de receber uma validação externa, mas irá receber de pessoas que admiram o que você faz e quem você é; 

• Terá mais tempo livre e saberá usá-lo para o que realmente lhe faz feliz;

• Consequentemente terá muito avanço no seu crescimento pessoal;

• Encontrará significado na sua jornada e na sua vida.

Parafraseando Oscar Wilde: “Seja você mesmo; todos os outros já existem!” – original: “Be yourself; everyone else is already taken.”