Há um problema complexo, que aflige grande parte dos seres humanos. E que problema é esse? Ser engolido pelo caos.
Há um problema complexo, que aflige grande parte dos seres humanos. E que problema é esse? Ser engolido pelo caos.
Quando digo "caos", tenho certeza de que você pensa em algo ruim. Ainda mais quando falo que você pode ser engolido por ele. Mas nem sempre esse é o caso.
O caos é tudo aquilo que não controlamos nem planejamos.
Você já deve ter tido surpresas boas e surpresas ruins, assim como eu. Receber uma mensagem feliz de um velho amigo com quem você não falava há muito tempo é uma surpresa boa, mas sua mãe ficar doente é uma surpresa ruim.
Você não esperava por essas coisas, não as tinha colocado na sua agenda. Isso é o caos.
O problema entra quando tudo na sua vida é imprevisível. Você não sabe a que horas vai dormir, nem que horas vai acordar. Não sabe quando nem o quê vai comer. Não sabe se seu cônjuge vai estar de bom humor quando chegar em casa. Não sabe se vai ser demitido assim que chegar no trabalho.
Assim, o caos vai te devorando aos poucos e você não tem nada estável em que se agarrar.
Buscar resolver isso tentando eliminar totalmente o caos da sua vida é impossível. Dessa forma, você se tornará obcecado por controle e irá surtar se qualquer coisinha que não estiver na sua agenda acontecer.
A aceitação do caos é o único jeito de lidar, mas, claro, tentando colocar ordem no que for possível. É manter algumas atividades estáveis ao longo do seu dia, para equilibrar a ordem e o caos e não acabar em nenhum dos extremos: maníaco por controle ou completamente perdido e ansioso.
Para isso, criei o conceito “Ilhas de Estabilidade”. O que é isto?
É simples. Inserir pontos estáveis dentro da sua rotina é o que vai trazer a ordem necessária para confrontar o caos incontornável. Estes pontos incluem ter um momento de oração, de leitura, de exercício físico, de contemplação de algo belo…Só para citar alguns.
Por mais que algumas pessoas não gostem, a rotina é um dos pilares da vida adulta. E, quando antes nos adaptarmos, melhor.
Quando o desconhecido se impõe sobre nós ele é interpretado como sendo uma ameaça. Por isso, se o meu dia todo é imprevisível, me torno essa pessoa impaciente, irritada, agressiva.
Precisamos de rotina, de ilhas de estabilidade. Isso é possível e nos ajudará a enfrentar o dia com menos ansiedade.
Autor: Dr. Saulo Barbosa