Em 1070, na cidade de Madri, nasceu um simples agricultor que deixou um grande exemplo para nós: quando queremos, nada nos impede de chegar a Deus.
Em 1070, na cidade de Madri, nasceu um simples agricultor que deixou um grande exemplo para nós: quando queremos, nada nos impede de chegar a Deus. Isidoro passou toda a sua vida na pobreza e humildade do trabalho duro no campo. De tão pobre que era, não tinha terras próprias para cultivar e, para que pudesse sustentar sua família, precisava oferecer seus trabalhos aos donos de terras da região. Um em particular se afeiçoou muito dele e contratou seus serviços de forma permanente.
Mas a rotina ali era muito intensa. Debaixo de sol e de chuva, o campo precisava ser lavrado. Ainda assim, Isidoro dedicava grande parte do seu tempo ao que era mais importante. Não eram raras as vezes em que ele interrompia o que estava fazendo, ajoelhava-se e se punha a rezar, agradecendo a Deus pela saúde e disposição para o trabalho e oferecendo a Ele todo o bem que lhe provinha de seus esforços.
Mas, por algum mistério, sua produção sempre superava os seus companheiros, que começaram a invejá-lo. "Esse aí é um rezador. Passa a manhã nas igrejas e sempre interrompe o trabalho para rezar…" , eles denunciavam ao dono das terras.
Um dia, o patrão benevolente decidiu investigar a razão daquelas denúncias. Acordou mais cedo que o de costume e foi ao campo em segredo para ver o que se passava. Chegando lá, viu, como haviam dito, Isidoro de joelhos a rezar e, perto dele, dois outros sujeitos, os quais ele não conhecia. Indo até seu empregado, o patrão percebeu que os desconhecidos não estavam mais lá, haviam sumido – eram dois anjos.
Todas as vezes que Isidoro parava para rezar, Deus enviava Seus santos anjos, que completavam o trabalho dele no campo. Hoje, conhecemos esse homem simples como Santo Isidoro Lavrador, e ele nos mostra que quando nós verdadeiramente O buscamos, Deus dispõe todas as coisas de forma a nos ajudar a chegar até Ele.
Por mais intensa e difícil que seja a nossa rotina, precisamos destinar sempre o lugar de prioridade àquele que só pede de nós um pouco do nosso tempo e todo o nosso Amor. Rezar, orar, não é perda de tempo. Pelo contrário, quando destinamos tempo ao Senhor, Ele multiplica com a sua graça os nossos esforços e faz frutificar e florescer todas as áreas da nossa vida.