Inesperados ou imprevistos acontecem quando algo atrapalha a execução de nossos planos.
Inesperados ou imprevistos acontecem quando algo atrapalha a execução de nossos planos.
É a chuva, engarrafamento, gripe, súbita mudança de planos, acidente ou qualquer fator que muda as circunstâncias do planejamento feito tanto em nossas mentes para enfrentar uma situação quanto na realidade, quando preparamos um evento, projeto profissional, trabalha acadêmico, entre outros.
A resposta da maioria das pessoas aos eventos inesperados é a frustração, segundo psicólogos. Cria-se uma expectativa ao redor de uma situação ou um relacionamento e, quando ela não é cumprida, o que sobra é a sensação de dever não cumprido. Ela também pode ser acompanhada pela raiva, ansiedade ou tristeza, dependendo da maneira como a pessoa reage à frustração.
A capacidade de lidar com imprevistos pode ser descrita como a capacidade de administrar o estresse e a ansiedade provocados por acontecimentos inesperados de maneira resiliente.
É uma competência socioemocional de pessoas emocionalmente inteligentes, mas não exclusiva delas. Qualquer pessoa pode trabalhar as próprias aptidões emocionais para ter respostas mais saudáveis aos imprevistos!
Em vez de se exaltar ou entrar em pânico quando algo não sai conforme o planejado, a pessoa emocionalmente inteligente consegue tirar um momento para se acalmar e refletir sobre a situação.
Esse período de reflexão lhe ajuda a encontrar soluções para o problema, o que pode implicar na mudança dos planos iniciais. Sendo assim, além da resiliência, a capacidade de lidar com imprevistos também nasce da flexibilidade.
É preciso ser maleável para encontrar soluções inovadoras e improvisar, desapegando-se da fórmula dada como correta. Quem tem apego demasiado à rotina ou procedimentos às vezes encontra dificuldade para pensar fora da caixa. Consequentemente, as suas reações aos imprevistos tendem a ser mais intensas.
Há quem diga que devemos ser gratos pelos imprevistos. Isso porque existe um valor real nos acontecimentos inesperados, que nos tiram da zona da conforto e nos levam a considerar um caminho ainda inexplorado.
Ninguém gosta de encontrar um imprevisto. Imagine só: você se planeja semanas a fio para um evento e, quando chega o grande dia, sai tudo errado. Ou, você está curtindo um momento de relaxamento na frente da TV após o expediente e, de repente, precisa voltar à vida para resolver um problema inesperado.
Ainda que sejam desagradáveis, a verdade é que os imprevistos nos ajudam a crescer.
As pessoas se acostumam a fazer as coisas sempre da mesma maneira por conta do hábito e por ser mais fácil. Não é preciso pensar ou buscar recursos para concluir uma tarefa que você executa do mesmo jeito há anos.
Os imprevistos têm a capacidade de quebrar esse ciclo de comodismo e, até certo ponto, de falta de criatividade. Eles instigam o pensamento crítico, a tomada de decisão, a flexibilidade e a busca pelo novo.
A princípio, pode ser desagradável precisar se reinventar, mesmo que por alguns segundos, para lidar com um imprevisto. Mas, com a prática e a aceitação da situação, gerenciar inesperados deixa de ser uma missão impossível.
Então, quando se deparar com uma situação inesperada ou um imprevisto que atrapalha os seus planos iniciais, tente mudar a maneira como reage a esses fatores.
Aceite que o inesperado pode acontecer e transformar a sua vida completamente. Seus planos podem mudar, os seus relacionamentos podem mudar e até os seus valores podem mudar. E tudo bem!