Mensagem do dia

O crescimento dos filhos

Publicado em: 07 de junho de 2023 às 08:23 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:59
65e884eddc651.jpg
compartilhe essa matéria

As crianças crescem e muitos pais se lamentam horrores.

Disponível também em:

As crianças crescem e muitos pais se lamentam horrores. Realmente não dá pra voltar no tempo. Por isso, a recomendação de todos os profissionais envolvidos nessa área – filhos – é curta, esteja perto, participe, eduque. Não coma mosca. Para as mães, em muitos aspectos, a vida vai ficando bem mais fácil. É preciso admitir. Se com 2 aninhos você não pode piscar porque existe a possibilidade do seu filho se envolver numa encrenca, num acidente ou berrar descontrolado, com 5, por exemplo, raras são as crianças que não deixam os pais dormirem um pouco mais de manhã. Os progressos aliviam nosso lado, mas nem todos acontecem naturalmente. Nenhuma criança olha para você – aos 3 anos – e fala: eu vou tomar banho sozinho, deixa que eu me seco e, olha só mamãe, já peguei a minha roupa. A autonomia é uma habilidade construída com muita atenção e planejamento. Psicólogos e pediatras explicam que uma criança segura tende a assumir mais responsabilidade sobre a sua rotina.

A magia (é mentira, não tem magia) se dá com a chance de fazer pequenas escolhas. Não se trata de oferecer um menu de opções para os filhos, seja de brincadeira, comida ou o que vestir. Duas ou três opções são suficientes. Crianças acostumadas a pequenas decisões geralmente tornam-se mais independentes.

Conheço um casal maravilhoso em Porto Alegre, a Rose e o Luís Olavo. Eles educaram muito bem suas três filhas. Todas são amorosas com os pais, cuidam de sua própria saúde, são amadas e respeitadas em seus relacionamentos afetivos, estudam ou se formaram nas melhores universidades mesmo tendo estudado sempre em escolas públicas, trabalham e pagam suas contas. Nenhuma chegou aos 30 anos ainda, todas já são independentes e estão bem encaminhadas, como costumava-se falar. Só a caçula ainda vive com os pais – tem 20 anos – faz 2 faculdades e tem um emprego. Eles certamente se orgulham das filhas e de seu trabalho como pais e educadores. Mas, você realmente acha que eles dão o trabalho como encerrado? Com certeza ainda perdem noites de sono, se preocupam e fazem inferências na vida das meninas.

Nosso trabalho, por melhor que seja, não tem fim. Por isso, quando bater aquela sensação de ‘eles estão crescendo muito rápido’, abrace seus filhos e pode respirar aliviada: tem muito pela frente ainda.