Mensagem do dia

As tempestades da vida

Publicado em: 14 de agosto de 2023 às 08:31 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:54
65e883bdacca6.jpg
compartilhe essa matéria

Você já foi surpreendida com uma tempestade num dia bem atípico?

Disponível também em:

Você já foi surpreendida com uma tempestade num dia bem atípico? 
No Brasil, dificilmente vemos tempestades ocorrerem no inverno. Normalmente elas ocorrem no verão. Às vezes, o céu está tão azul e o sol brilhando lindamente, quando de repente, tudo fica cinza e o ‘pé d´água’vem!
Isso também acontece em nossa vida emocional. Ou seja, nos momentos mais felizes da vida, quando estamos tranquilas, ‘belas e formosas’, desfrutando de um momento alegre, de uma conquista ou benção, a tempestade também pode chegar.
O pior, é que, assim como num belo dia ensolarado e quente, onde a tempestade surge sem mandar recado, nossa vida também é cometida da força e impetuosidade de uma tempestade emocional, desabando com toda força sobre nós.
Mas, vamos nos lembrar que, qualquer tempestade dura no máximo 1 hora. Pode reparar nas chuvas de verão: o céu fica preto, fecha tudo, e pouco tempo depois, o sol volta a brilhar, e na maioria das vezes acompanhado de um lindo arco-íris. 
Assim é na minha e na sua vida! Não podemos nos esquecer que o sol SEMPRE volta a brilhar. 
Quantas vezes você pode ter saído de casa pela manhã com um lindo sol, nuvens brancas e céu azul, e no meio do caminho, de repente o tempo fechou, o céu escureceu e a tempestade desabou?
Lembro-me de uma vez que estava indo trabalhar. Quando saí de casa o tempo estava exatamente assim: céu azul, nuvens brancas, sol raiando. Quando desci do ônibus, o cenário já havia mudado: o céu estava cinza, as nuvens pretas, e o sol já não existia mais. 
No caminho para o trabalho entre o ponto de ônibus e a empresa que eu trabalhava, tomei uma chuva tão forte que não me esqueço até hoje. Se você já passou por uma experiência como essa sabe do que estou falando. 
Andei uns 15 minutos toda ‘encharcada’ de água. Cheguei na empresa ‘ensopada’. Passei aquele dia todo com frio porque não tinha como me secar, e isso ainda me rendeu um bom resfriado! 
Eu não havia saído de casa preparada para viver aquela experiência! Ela, sem dúvida, me pegou de surpresa.
No caminho, ainda busquei algo em que pudesse me abrigar, até que ela passasse, mas a tempestade estava tão violenta, com fortes ventos, que não havia escapatória ou nada que eu pudesse fazer para amenizar aquela situação.
Assim, é em nossa vida emocional. Há momentos em que os ventos são tão fortes, que não há como não ser atingida por ele.
Você já passou ou está passando por situações parecidas? 
Mas, diferentemente da minha história em relação à tempestade literal, em nossa vida emocional e espiritual, temos um abrigo onde podemos nos esconder e nos proteger, até o perigo passar. 
Eu não conheço um melhor abrigo do que Cristo Jesus! Ele é nossa torre forte, nosso protetor.
Se você tem vivido dias de tempestade, onde não há o que fazer, se abrigue no único que pode te esconder e livrar de todo mal: Jesus!
Numa passagem bíblica (Mc 4:35 à 5:43), os discípulos foram surpreendidos por uma tempestade no Mar da Galileia.
Alguns discípulos que ali estavam, conheciam esse lugar como a palma da mão deles. Entre eles, haviam pescadores profissionais que haviam cruzado aquele lago por muitos anos de suas vidas. Eles estavam em território conhecido e que dominavam.
Às vezes, somos surpreendidas com as tempestades da vida em situações que pensamos conhecer bem e ter o controle também.
Um emprego que pensamos ser estável. Um filho que pensamos estar bem encaminhado, e que, de repente, se revolta e vira as costas para tudo o que ensinamos. Um cônjuge que pensamos nos amar, nos surpreende com uma infidelidade, uma amizade que pensamos contar, nos desampara no momento que mais precisamos, e por aí vai…
Algumas crises que enfrentamos surgem de lugares onde nos sentíamos mais seguros. Definitivamente, nossa única segurança está em Cristo Jesus, que não nos desampara jamais!
“Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” (Salmo 91,2)

Autora: Roberta Sara