Hoje nós vamos falar sobre o medo da rejeição
Hoje nós vamos falar sobre o medo da rejeição. No medo da rejeição, você vai assumir uma postura defensiva, ansiosa e controladora, afinal, para ninguém te ferir. Você fere e se fere. Vai desistir rápido de sonhos, de projetos e de desejos. Afinal, você não deve ser tão importante mesmo. Você vai buscar validação e aprovação externa a todo custo, afinal, assim você se protege e garante que vão gostar de você. Vai entrar em parcerias e relacionamentos errados. Afinal, melhor ter alguém para dividir o risco. Por medo da rejeição. Você vai preferir fazer pelos outros do que fazer para si mesmo, assumindo o papel da legalzona, do legalzão.
Você vai se depreciar achando que nunca é bom o suficiente. A auto-estima lá no pé. Vai dizer que a sua linguagem de amor é serviços para justificar a sua dificuldade de dizer não. Vai ser especialista, mas dentro do próprio quarto. Não faltam cursos, livros, especializações e títulos. Mas ação que é bom, nada.
Ou seja, a sua vida vai travar por medo da rejeição. O medo da rejeição te impede de chegar no teu lugar de força. E como lidar com tudo isso? Amar a si mesmo é uma das decisões mais sábias da vida, afinal, somos companhia constante de nós mesmos. Se não convivemos bem com a gente, dificilmente teremos boas relações com os outros. Ao praticar o amor próprio, superam-se os medos de julgamentos. Porque a consciência do próprio valor é estimulada. Entender as causas por trás da rejeição também é um ponto importante para superá-las. Por vezes, a pessoa que sofre não sabe ao certo qual é o problema. Por isso, quem tem medo de rejeição, quem tem complexo de rejeição precisa procurar ajuda profissional através da terapia, a fim de dar um novo significado ao sentimento de abandono.
Muitas vezes a forma mais eficaz de lidar com o sentimento de rejeição é colocar lentes diferentes para ver a situação. Isto é, tentar olhar para um copo preenchido com água até a metade como um copo meio cheio e, não, um copo meio vazio.
E pode parecer contraditório, mas uma boa intervenção para lidar com a rejeição pode ser simplesmente reconhecer as próprias vulnerabilidades. Tal ação libera a pessoa, uma vez que a faz olhar por uma perspectiva de leveza para os próprios pontos a serem melhorados. Afinal, a perfeição não existe e reconhecer isso é passo importante para vencer o medo de ser rejeitado. Tem jeito pra tudo isso. Busque ajuda. Não vale a pena continuar sofrendo por algo que tem solução.