Colaboradores que se sentem ouvidos têm mais chances de se sentirem capacitados para realizar um trabalho melhor. Um dos primeiros passos para a gestão de pessoas e o desenvolvimento humano dentro de uma empresa, e consequentemente obter resultados, é a ESCUTA ATIVA.
Colaboradores que se sentem ouvidos têm mais chances de se sentirem capacitados para realizar um trabalho melhor. Um dos primeiros passos para a gestão de pessoas e o desenvolvimento humano dentro de uma empresa, e consequentemente obter resultados, é a ESCUTA ATIVA.
Esse ouvir é um exercício diário que líderes e gestores precisam fazer para manter atenção plena naquilo que colaboradores e colegas estão nos dizendo. Na verdade, a escuta ativa é muito mais do que absorver as palavras que nos são ditas.
Escuta ativa significa também observar cuidadosamente a linguagem como um todo da pessoa que está na nossa frente – ou até nas mensagens de texto, whatsapp e e-mails –, com o objetivo de entender realmente o que ela quer dizer.
Uma das pessoas que considero um dos mentores em minha carreira sempre me dizia que: “a diferença entre duas pessoas de mesmo potencial é que uma vai ouvir melhor que a outra e, por isso, chegar mais longe”.
Sem julgamentos, nem interferências.
Seja durante um feedback, seja numa reunião 1-1 ou qualquer outra situação de conversa, a pessoa mais importante naquele momento é a que está na sua frente. E ela precisa sentir isso.
Nesse momento, é hora de tirar o celular da jogada e qualquer outro impedimento que possa gerar ruído nessa comunicação.
Deixe as polarizações e julgamentos de lado. Ainda que você já saiba do histórico do colaborador, dos problemas enfrentados, ouça o presente, sem julgar o passado.
Empresas precisam de resultados. Estamos falando inevitavelmente do lucro como objetivo. Porém, não podemos nos ater somente a isso quando pessoas, com todas as suas emoções e complexidades, estão envolvidas no processo.
A habilidade de ouvir é parte primordial do trabalho do gestor, e algumas das vantagens são: aumento da confiança mútua; aumento da produtividade (quem é ouvido produz mais); redução de conflitos (comunicação assertiva previne diversos problemas no ambiente corporativo); integração do time (quem é ouvido reconhece que precisa saber escutar); redução de erros, retrabalho e, consequentemente, aumento de lucros. Ou seja: dar atenção e ouvidos aos seus funcionários não é perda de tempo e dinheiro. Muito pelo contrário!