Separações, traições
Separações, traições… será que o amor conjugal é uma ilusão?
Talvez esse tipo de pensamento tenha ocorrido com mais frequência a você nos últimos dias por um motivo muito simples: as redes sociais se focaram nesses assuntos recentemente.
E aquilo em que nós focamos direciona nossos pensamentos, move nossos sentimentos e influencia nossos sistemas de crenças.
Já percebeu como é muito mais comum alguém ter fobia de viajar de avião do que de viajar de carro? Mas o curioso é que as chances de alguém morrer em um avião são cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.
Mas por que a fobia em relação ao avião é maior?
Algumas explicações são possíveis, incluindo o fato de que o acidente aéreo tem um índice de fatalidade maior. No entanto, não tenho dúvidas de que um dos principais fatores é o quanto o desastre aéreo é focado quando acontece. Nesse caso, a fama do transporte aéreo é vitimada por sua própria segurança, pois o acidente nessa modalidade é tão raro que, quando acontece, é hiperexposto e hiperfocado.
E durante esse hiperfoco, algumas pessoas constroem a falsa crença de que avião não é seguro, sendo que, em comparação a outros meios de transporte, ele é um dos mais seguros.
Como ajudar alguém assim?
De várias formas, mas uma das mais importantes é desconstruir essa crença mostrando a ele os dados sobre acidentes aéreos e talvez até imagens positivas de pessoas viajando tranquilamente de avião. Construir novos pensamentos, sentimentos e crenças sobre esse meio de transporte.
Assim, também é necessário lidar com todos os outros temas importantes da vida.
Por exemplo, voltando ao tema inicial, será mesmo que o amor conjugal sempre fracassa?
Provavelmente, o que nos falta é sermos mais expostos aos casos de sucesso, às histórias de casamento consolidadas, que atravessaram décadas com entrega, fidelidade e amor.
É importante estar bem informado, mas não permita que a mídia e o efeito manada determinem seu foco. Escolha focar no que te fortalece, escolha focar em bons exemplos, principalmente naqueles que estão alicerçados na Palavra de Deus.