Danos envolvem as culturas agrícolas e estruturas como galpões e depósitos
Mato Leitão, um dos municípios atingidos pelo temporal do dia 16 de janeiro, teve prejuízo de R$ 2,6 milhões no setor primário. O dado consta no relatório formulado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente junto com a equipe da Emater/Ascar local.
Os danos envolvem as culturas agrícolas e estruturas como galpões e depósitos. De acordo com o documento, 15% do cultivo de milho teve perdas e a área atingida é estimada em 2,5 mil hectares. Os danos ocorreram em grãos e silagem e atingiram diretamente 447 famílias. Outra cultura afetada é do aipim, especialmente pelos fortes ventos.
Confira também: Presidente e vice da Amvat realizam visita ao Centro de Operações da RGE
Conforme o relatório, a falta de energia elétrica também prejudicou o manejo alimentar de gado de leite e suínos, além da conservação da produção. O temporal também acarretou prejuízos em estufas de hortaliças que eram destinadas para merenda escola, Ceasa, mercados regionais e estadual.
Em decorrência do sinistro, a Defesa Civil de Mato Leitão também produziu um documento com o número de famílias atingidas. Ao todo, foram 60 famílias moradores de diversos pontos do município.
Notícias relacionadas
Após enchente histórica, Estado vive momento crucial de reconstrução, diz secretário
Maneco Hassen participou, na tarde dessa terça-feira (25), de um evento na Prefeitura de Santa Cruz
Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial é nesta semana
Evento promovido pela EcoCannabis acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul
Estudantes do campo agora têm vagas reservadas no Sisu
A medida garante que estudantes do campo tenham as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior que os alunos de áreas urbanas
Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas
Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro