Maneco Hassen participou, na tarde dessa terça-feira (25), de um evento na Prefeitura de Santa Cruz
Seis meses após a enchente histórica que devastou o Rio Grande do Sul, o Governo Federal segue empenhado em implementar programas, projetos e ações para mitigar os impactos do desastre climático. Em entrevista ao Grupo Arauto, o Secretário Nacional da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, ressaltou que o estado está em um momento decisivo na recuperação das cidades afetadas.
De acordo com Hassen, o Governo Federal destinará cerca de R$ 8 bilhões a obras de proteção na região metropolitana e em outras áreas do estado. “Estamos trabalhando intensamente na questão da moradia, que é um enorme desafio. Milhares de casas foram destruídas em todo o estado. Estamos empenhados em acelerar os processos para entregar habitações o mais rápido possível às famílias atingidas”, afirmou o secretário.
Hassen destacou que a reconstrução habitacional e as medidas de proteção contra eventos climáticos extremos são prioridades. “Embora outros projetos sigam em andamento, estes são os principais. Estamos fazendo um grande esforço, em parceria com a Caixa Econômica Federal e as prefeituras, para agilizar e entregar resultados à população o mais breve possível”, frisou.
O secretário também alertou para a importância do cuidado com a natureza e a influência da ação humana sobre o meio ambiente. Ele mencionou eventos extremos registrados na Europa, no Pantanal e na Amazônia como exemplos de um processo de degradação ambiental causado pela sociedade. “Não tenho dúvidas de que isso reflete nossa forma de interação com o planeta”, pontuou.
“Não haverá recursos suficientes para garantir proteção se não cuidarmos e buscarmos um mundo mais sustentável e equilibrado. Precisamos aprender a conviver respeitosamente com a natureza para reduzir a ocorrência de desastres como este e criar um mundo onde possamos viver em maior harmonia. É essencial entender que nossas ações em Santa Cruz, no Rio Grande do Sul, impactam a Europa, os Estados Unidos e vice-versa”, completou.
Hassen participou, na tarde dessa terça-feira (25), de um evento na Prefeitura de Santa Cruz. Durante a cerimônia, foram assinados contratos entre o município, a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal para a execução de projetos de macrodrenagem das bacias dos bairros Várzea, Centro e Santo Inácio.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores