Economia

Em um ano, Venâncio Aires registra aumento de quase 30% em novas empresas

Publicado em: 12 de janeiro de 2024 às 18:30 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 14:19
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação/Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Surgiram 1052 novos empreendimentos em 2023

    No decorrer de 2023, 1052 novos empreendimentos surgiram em Venâncio Aires. Conforme dados da Sala do Empreendedor, destes, 720 são Microempreendedores Individuais e 332 empresas são de outro porte.  Entre as aberturas e baixas, se obteve um saldo positivo de 500 empresas, atingindo 29,54% a mais, em relação a 2022, indicando um cenário promissor para o desenvolvimento econômico.

    Leia também: Bombeiros Voluntários de Sobradinho já atenderam 17 incêndios em estufa de fumo na atual safra

    A Sala do Empreendedor venâncio-airense, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, desempenhou papel crucial nesse avanço. Ao longo do ano passado, foram realizados 8.003 atendimentos, abrangendo desde inscrições e aberturas até informações e orientações. Dentre as principais procuras, estão a emissão de guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASMEI), seguido de informações e orientações, alteração de dados da empresa e novas inscrições. 

    Em um comparativo entre os anos de 2021, 2022 e 2023, observou-se uma evolução expressiva no número de empresas que foram abertas. Em 2021, foram registradas 1030 novas empresas, seguidas por 945 em 2022 e um acréscimo para 1052 em 2023. Dentre essas, as Microempreendedoras Individuais (MEIs), representam a maioria, evidenciando a preferência por esse formato empresarial. Em 2021, 687 empresas eram MEIs, atingiu 683 em 2022 e subiu para 720 em 2023. Os setores de prestação de serviços, comércio e indústria foram os que mais houveram abertura de novos empreendimentos. Entre as atividades mais proeminentes, destacam-se obras, cabeleireiros, fornecimento de alimentos, comércio varejista de roupas e acessórios e serviços de pintura. 

    Para o secretário da pasta, Marcos Daniel Hüttmann, estes dados refletem o trabalho desenvolvido pela equipe da Sala do Empreendedor em favor do fortalecimento da economia do município. “A nossa Sala do Empreendedor destaca-se por ser a mais completa da região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, visto que foi a única entre os 59 municípios a ser premiada no final de 2023 com o Selo Diamante, certificação máxima do SEBRAE”.

    A perspectiva é de que os números continuem crescendo ao longo de 2024, em virtude das ferramentas que a Prefeitura coloca à disposição de empresários e empreendedores para movimentar a economia. “As ações de desburocratização do ambiente de negócios implantada a partir de 2021 com a programa 'Venâncio Mais Fácil' facilitou e estimula a abertura de novas empresas. Isso porque reduziu de 23 para 8 as etapas necessárias para abrir um empreendimento”, destaca.

    Além disso, a adesão ao programa Tudo Fácil Empresas, do Sebrae RS, permite a abertura de empresas de médio porte em menos de 10 minutos para aquelas enquadradas em baixo risco. E desde o início de 2022, a Prefeitura também mantém um convênio com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que possibilitou ampliar o número de empresas licenciadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Com isso, é possível licenciar loteamentos e parques industriais de até 100 hectares no próprio Município. 

    Conforme a coordenadora da Sala do Empreendedor, Liliane Wagner, todas essas iniciativas, somadas aos atendimentos presenciais, por telefone, WhatsApp e e-mail, refletem uma abordagem abrangente para fomentar o empreendedorismo. "A sala oferece todo o suporte necessário para MEIs, além de atuar como balcão único de demandas de abertura, alteração, licenciamento e baixas, relacionadas as demais empresas do município. Entre o público atendido estão MEIs, escritórios contábeis, autônomos, empresas e contribuintes PF. A equipe de trabalho conta com três profissionais, entre eles uma servidora concursada, um estagiário e um menor aprendiz", enfatiza a coordenadora.