Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Eduardo Döring: 25 anos de dedicação e resiliência na CPFL Energia

    Publicado em: 28 de dezembro de 2023 às 19:23 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 16:18
    Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Consultor de Negócios viu a companhia passar por diversas transformações ao longo de duas décadas e meia

    Eduardo Döring celebra 25 anos de uma carreira exemplar na Rio Grande Energia (RGE). Hoje atuando como Consultor de Negócios, Döring viu a empresa, que pertence à CPFL Energia, passar por diversas transformações ao longo do tempo, como a recente aquisição pela gigante chinesa State Grid, tornando a RGE parte do maior grupo de energia elétrica do mundo.

    O início da trajetória de Eduardo foi em Santa Cruz do Sul, onde iniciou sua jornada sob a liderança de Élson Nogueira, então gerente regional da empresa. A mudança para a sede em São Leopoldo marcou o início de 23 anos de contribuição significativa à companhia, que na época respondia pelo nome de AES Sul, alterado para RGE em 2016.

    Lembrando dos desafios enfrentados durante as mudanças estruturais, Eduardo destaca a resiliência: "Eram mudanças culturais muito grandes, mas de bastante crescimento também". Participando ativamente da unificação de operações em diferentes regiões, ele foi peça fundamental durante os processos de transição que consolidaram a RGE como uma força unificada.

    Eduardo lembra que havia quatro centros de operações (Venâncio Aires, Alegrete, Santa Maria e São Leopoldo). “Lembro de ter participado da transição. Teve a unificação de Venâncio com São Leopoldo, depois Alegrete com Santa Maria, e por uns dois anos eu fiquei fazendo esse bate e volta entre Santa Maria e São Leopoldo”, recorda 

    Ao recordar o início de sua jornada, Eduardo destaca a evolução tecnológica marcante na indústria. "Na época que iniciei na AES Sul, a comunicação ainda era via rádio. Hoje, quem trabalha no Centro de Operações enxerga o deslocamento das equipes em tempo real. A evolução tecnológica é muito grande e cada vez mais necessária", explica.

    Döring não apenas testemunhou, mas também impulsionou o crescimento da empresa ao longo de duas décadas. Atualmente atende o poder público de 20 municípios do Vale do Rio Pardo. Para 2024, Eduardo estabelece uma das metas. Ele explica que a empresa visa trazer uma maior harmonização para a cidade, removendo excessos de fios que existem em determinados pontos. “Em 2023 nós já trabalhamos na limpeza de alguns pontos. E agora é um desafio que temos para 2024. Isso vai exigir um conjunto em esforço entre empresas públicas e privadas para termos uma maior harmonização nas ruas da cidade”, explica.

    O segredo da longevidade de Eduardo na empresa, segundo suas próprias palavras, reside em "manter sempre o brilho no olho". Ele destaca a importância de se reconhecer internamente e afirma que, quando não se sentir mais útil para a empresa, buscará outro lugar para ser feliz.

    Fora do ambiente de trabalho, Eduardo revela sua paixão pela família (esposa Roberta e os filhos Lorenzo e Stela) e pelos animais de estimação, e se descreve como uma pessoa tranquila que se dedica ao futebol e ao pádel nas horas vagas. "Tento ser o cara mais sensato possível, tanto nas minhas atribuições profissionais quanto nas pessoais", finaliza.