Inovação é uma forma de desburocratizar o acesso ao benefício para os idosos
Em Venâncio Aires, a Prefeitura amplia a possibilidade para a solicitação de credencial de estacionamento para pessoas acima de 60 anos, nas vagas especialmente dedicadas a idosos. Conforme o chefe do Departamento de Trânsito, Leandro Glier, o pedido agora também pode ser feito pela internet, através do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O encaminhamento libera o benefício a estes motoristas que possuam carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na Plataforma Gov.Br, válido para todas as áreas com exclusividade de estacionamento para idosos.
Leia também: Mais de 100 mil veículos são esperados na saída para o feriado de Ano Novo na RSC-287
De acordo com Glier, a inovação é uma forma de desburocratizar o acesso ao benefício já que possibilita que o usuário não tenha que se deslocar a um atendimento presencial. “Até agora a credencial vinha sendo feita junto a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o que vai se manter, porém oferecendo também esse serviço pela internet para que o usuário possa fazer de casa”, destaca ele.
Além do critério da idade e da carteira de habilitação, o motorista idoso deverá ter uma conta Gov.br para dar seguimento a solicitação. Conforme o chefe do departamento de trânsito, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito também é possível gerar o documento para impressão.
Como solicitar
Para a emissão da credencial é preciso acessar o portal de serviços da Secretaria (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br), rolar a página para baixo até a sessão ‘Usuário’ e clique na opção ‘Emita a sua Credencial de Estacionamento para utilização de vagas especiais reservadas para idosos’. Depois disso, fazer o login com a conta Gov.br. Se não houver impedimento no cadastro do motorista, na tela deve aparecer a possibilidade de baixar o documento, porém antes disse é necessário ler e concordar com os termos e condições. Depois do processo é só imprimir o arquivo PDF. Para ser utilizado, o documento precisa ficar exposto no painel, no momento do estacionamento. Glier lembra ainda que o usuário deve ficar atento às regras de utilização que vem impresso na credencial emitida, que tem validade de cinco anos.
Outra novidade, conforme Glier é que o Governo Federal em breve pretende disponibilizar para os que não possuem CNH, a possibilidade de emitir online além da credencial para deficiente físico.
Notícias relacionadas
Aplicação de fumacê para controle de insetos inicia nesta segunda-feira em Venâncio
Trabalho será realizado em áreas de 12 bairros do município
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…