Produtos de feiras garante ceia mais saudável e até mesmo mais barata
O Arauto Saúde desta edição foi até a Feira Rural de Santa Cruz do Sul para conversar com a nutricionista Caroline Ortolan, cujo trabalho junto às escolas municipais de Vera Cruz, é destacado e já recebeu prêmio fora do estado. Nosso assunto é a ceia de final de ano.
Caroline, quais são as vantagens e benefícios de utilizarmos na ceia os produtos comprados em feiras?
Vamos falar sobre explorar estes alimentos mais naturais na ceia de Natal porque, geralmente, é um momento em que comemos mais, e às vezes a qualidade destes alimentos está prejudicada. Quando optamos por alimentos naturais, mais saudáveis e coloridos, conseguimos minimizar essa questão de comer demais, de exagerar. Porque além de os alimentos serem naturais, eles têm uma propriedade nutricional ímpar que podemos usar e abusar na hora de fazer a ceia para o Natal, por exemplo. Na água saborizada, podemos aproveitar frutas do pomar, ervas, hortelã. Alimentos que ainda dão um toque de cor para a ceia.
Existem feiras em todos os municípios, qual é a importância de consumir o que é produzido nas propriedades da nossa região?
Levanto a bandeira em relação a isso porque são alimentos produzidos aqui, acabamos promovendo a sucessão no campo e fazendo a economia girar dentro do município. Além disto, consumir produtos de feira é um cuidado com a nossa saúde porque os alimentos são naturais e saudáveis.
Você acompanha esse assunto na região, sabe que não é preciso ir longe para buscar esse tipo de produto?
Sim, existe um fortalecimento muito grande das agriculturas familiares locais. Os próprios supermercados e redes grandes já conseguem adquirir esses alimentos diretamente dos produtores locais de suas cidades.
E também existe a questão do transporte dos alimentos, não é?
O transporte influencia na qualidade dos alimentos. Adquirindo dos produtores locais, os consumidores terão produtos mais frescos.