Dados da Emater abordam as consequências do ciclone extratropical de julho e as enchentes de setembro e novembro
Entre os dados apresentados no relatório do escritório da Emater de Venâncio Aires estão o número de atingidos por eventos climáticos e as ações realizadas para auxiliar as famílias. O levantamento foi divulgado nessa quarta-feira (20) em reunião com a Administração Municipal.
O relatório aborda questões referentes ao ciclione extratropical de julho e as enchentes de setembro e novembro que atingiram localidades do interior do município. O objetivo, segundo o escritório local, foi gerar listas e fazer a elaboração de laudos para o setor público – municipal, estadual e federal – para mitigar as perdas. Os levantamentos foral realizados em conjunto com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires.
Leia mais: Emater de Venâncio Aires realizou mais de 11 mil atendimentos em 2023
De acordo com a Emater local, 38 famílias foram atingidas em julho e 352 somando as enchentes de setembro e novembro. Através dos laudos, o município conseguiu viabilizar o Programa de Recuperação dos Solos para 30 famílias, totalizando R$ 448.834,00. Além disso, foi feito a doação de 250 sc/ha de milheto para pastagem à 115 famílias.
A elaboração dos documentos também permitiu a realização do Programa de Horas Máquinas para acessos, edificação de levantes e corretivos para solos pelo Governo do Estado, e Recursos Federais para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para Investimento aos afetados com desconto de 30% na contratação.
Notícias relacionadas
Café Empresarial aborda efeitos da gestão financeira na lucratividade da empresa
O encontro ocorre na próxima quarta-feira, às 8h, no auditório 2 da entidade
Encontro com o Sindilojas pauta vendas pela internet para pequenos negócios
Evento ocorre na próxima quinta-feira; inscrições são um brinquedo ou quilo de alimento não-perecível e estão abertas
Comércio se diz otimista com pagamento da primeira parcela do 13% salário
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Veículos e eletrônicos estão no leilão regional da Receita Federal no Rio Grande do Sul
A Superintendência da Receita Federal realizará, no dia 29, um leilão eletrônico para a alienação de mercadorias apreendidas ou abandonadas