Valor seria investido na ampliação do Parque da Gruta e no Cinturão Verde
Em meio ao avanço das obras da RSC-287, o vereador de Santa Cruz Gerson Trevisan (PSDB) apresentou uma indicação buscando adotar medidas compensatórias para diminuir os impactos ambientais gerados. O documento, endereçado ao governador, à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e à Rota Santa Maria, propõe o repasse de recursos financeiros para a ampliação do Parque da Gruta e do Cinturão Verde.
LEIA TAMBÉM: Homem é socorrido após ser agredido em Santa Cruz
O texto, que começa a tramitar na sessão desta segunda-feira (11) no Legislativo, destaca a importância das obras de duplicação da rodovia que interliga os municípios do Vale do Rio Pardo e reconhece o valor para a infraestrutura local. No entanto, ressalta que as intervenções acarretarão impactos ambientais, como a remoção de árvores, vegetação nativa e a interferência em fontes e cursos de água. Para Gerson Trevisan, a movimentação intensa de terra e rochas representa uma ameaça ao equilíbrio ecológico da região.
Segundo o vereador, a proposta apresentada busca garantir que, em contrapartida aos danos causados, sejam adotadas medidas compensatórias. “No caso de Santa Cruz do Sul, como medidas compensatórias, propomos que, no mínimo, seja ampliado o Parque da Gruta e o Cinturão Verde. Essas medidas de compensação ajudarão na manutenção e ampliação destes importantes locais relacionados ao meio ambiente. São de vital importância para o presente e o futuro das pessoas que vivem e viverão em Santa Cruz do Sul”, colocou Trevisan.
Notícias relacionadas

Construarte e Multifeira prometem qualificação, negócios e atrações para todos os públicos
Feiras ocorrem de 29 de maio a 1º de junho de 2025, no Parque da Oktoberfest

Nova convenção regulamenta comércio de Santa Cruz a abrir aos domingos e feriados; confira
O acordo, resultado de diversas rodadas de negociação, conta com uma série de regras, semelhantes ao modelo já adotado pela loja Havan no município

RGE inicia ações do Projeto Calamidade em Rio Pardo
Estão previstas entregas de mais de 200 trocadores de calor (chuveiros inteligentes), cerca de 170 geladeiras novas, além da troca de lâmpadas convencionais por LED em todos os clientes visitados

Unisc recebe pesquisadores estrangeiros pelo Programa Move La América
Os estudantes são do México, Colômbia, Argentina e Peru