Iniciativa é promovida pela Brigada Militar e desenvolvida por policiais voluntários
O auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ficou pequeno nessa quinta-feira (7), para conter toda a euforia dos 520 alunos da rede pública estadual e municipal de ensino que participaram da cerimônia de formatura das turmas do segundo semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa, que em 2023 completou 25 anos de existência no Estado, é promovida pela Brigada Militar e desenvolvida por policiais voluntários, contando também com o apoio da prefeitura e de outros parceiros.
Leia também: Ação leva clima natalino aos postos de saúde de Santa Cruz
Em um esforço cooperativo estabelecido entre a polícia militar, a escola e a família, jovens estudantes são capacitados a desenvolver habilidades necessárias para viverem de maneira saudável, longe das drogas e da violência. São alvo da iniciativa alunos das turmas do 5º ao 7º ano do ensino Fundamental, provenientes de escolas das redes municipal, estadual e privada. Neste semestre 34 turmas de 21 escolas públicas participaram das ações.
Ao prestigiar a cerimônia, a prefeita Helena Hermany exaltou a importância do projeto, reconheceu o trabalho da Brigada Militar, parabenizou os profissionais envolvidos e falou de modo especial aos alunos. “Estou muito feliz em poder estar aqui hoje aplaudindo vocês. Nunca esqueçam o que aprenderam neste projeto maravilhoso que é o Proerd, guardem os ensinamentos e por mais difíceis que sejam os obstáculos que a vida venha a apresentar, não desesperem, sempre tenham fé em Deus”.
Além da prefeita Helena estavam na mesa de honra, a juíza titular do Juizado Regional da Infância e Juventude, Lísia Dorneles Dal Osto, a promotora da Justiça Especializada de Santa Cruz do Sul, Daniele de Cássia Coelho, o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, os secretários municipais de Educação, Wagner Machado, e de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, e a coordenadora adjunta da 6ª Cre, Lucijane Ferreira. Na plateia, além dos formandos, estavam também familiares e convidados.
A cerimônia teve início com a entrada dos instrutores sob o aplauso da plateia. Na sequência todos cantaram o Hino Nacional e medalhas e certificados foram entregues aos alunos destaques das escolas participantes. A agitação no auditório ficou por conta da presença de um convidado especial, o leão Daren, mascote do Proerd. Música, dança e muita animação marcaram a cerimônia que encerrou com sorteio de brindes e distribuição de lanches.
Para o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, o Proerd traz um olhar diferenciado ao focar em questões de cunho socioemocional para que as crianças se desenvolvam de forma mais equilibrada e sadia. “O Proerd se soma as ações do Pacto Santa Cruz pela Paz e é inclusive anterior a ele. O que esperamos é que tenha vida longa e também que sirva de espelho e referência para que outros programas surjam”, disse.
Histórico
O Proerd é um programa desenvolvido por policiais militares voluntários em todo o território nacional desde 1992. No Rio Grande do Sul ele teve início em julho de 1998, portanto completou 25 anos em 2023. Já em Santa Cruz do Sul o programa foi implantado em 2001 e até este ano já atingiu 23.656 estudantes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental.
Neste segundo semestre foram atendidas pelo Proerd as Emefs Emanuel, Menino Deus, Christiano Smidt, Willy Carlos Froehlich, Vidal de Negreiros, Félix Hoppe, Duque de Caxias, Bom Jesus, Normélio Boettcher e Guilherme Simonis. Da rede estadual participaram as EEEF Bruno Agnes, Nossa Senhora de Fátima e ProfessorJosé Wilke e também as EEEM Ernesto Alves de Oliveira, Santa Cruz, Afonso Rabuske, José Mânica, Willy Carlos Froehlich, Nossa Senhora do Rosário, Monte Alverne e Nossa Senhora da Esperança.
Notícias relacionadas
Banco de Leite de Bento Gonçalves inspira projeto em Santa Cruz
Visita feita à estrutura montada no Hospital Tacchini buscou informações para implantar modelo local
Feiras rurais de Santa Cruz sofrem alterações devido às festas de fim de ano
Objetivo é garantir um melhor atendimento à comunidade
Projeto Cestinha atendeu 190 alunos em 2024
Uma celebração das atividades ocorreu nesta semana
Região não apresenta pontos impróprios para banho
Primeiro levantamento da temporada 2024-2025 foi divulgado nesta sexta-feira pelo Governo do Estado