Geral

Advogadas promovem 1º Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal em Santa Cruz

Publicado em: 06 de dezembro de 2023 às 17:01 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:23
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre nesta sexta-feira, no Memorial da Unisc

    Três advogadas de Santa Cruz do Sul, Michele Inês Martin, Michelle Gomes Brescia e Cíntia Lopes, uniram forças para organizar o 1º Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal. O evento, que ocorre nesta sexta-feira (8), no Memorial da Unisc, em Santa Cruz do Sul, busca abordar o potencial terapêutico da cannabis e destacar a importância da sua utilização para fins medicinais.

    A iniciativa surgiu da experiência pessoal de Michelle Gomes, uma das organizadoras do simpósio. Sua mãe, após enfrentar cirurgias mal sucedidas na coluna, resultando em dores crônicas e outras complicações, encontrou alívio por meio do uso da cannabis medicinal. Diante desse impacto positivo, as advogadas decidiram promover um evento que proporcionasse maior conhecimento sobre o tema à população.

    O evento nasceu de uma necessidade da minha mãe. Há cerca de dois anos, ela teve algumas cirurgias mal sucedidas na coluna e resultou em dores crônicas e doenças relacionadas. Já no fim do processo, como última esperança, um médico recomendou a cannabis medicinal e a minha mãe voltou a ser a pessoa que sempre foi. Nós vimos esse potencial, já que tem muitas pessoas que estão passando pelo mesmo quadro de dor. Então mais gente precisa ter alcance a essa medicação”, disse Gomes. 

    Leia também: Cesta básica de Santa Cruz tem aumento de 1,82% em novembro e custa R$ 608

    Michele Inês Martin enfatiza a importância da regulamentação específica para o uso medicinal da cannabis: “A parte da regulamentação precisa ter um divisor de águas, que é a parte recreativa e a medicinal. Nosso evento é voltado integralmente à parte medicinal. Já fomos atrás e vimos que outros estados são referências em distribuição de cannabis através do SUS, enquanto que no Rio Grande do Sul ainda não temos políticas públicas eficientes”, salientou. 

    De acordo com Cíntia, o simpósio contará com autoridades médicas e relatos de pacientes, oferecendo uma abordagem abrangente sobre o tema. A programação está prevista para iniciar às 8h30min e se estender até 11h30min, sendo aberta ao público em geral. Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o perfil do evento no Instagram: @simposio_cannabis_medicinal.