Cultura e Entretenimento

Grafite, batalha de rima e hip hop marcaram o fim de semana em Santa Cruz

Publicado em: 27 de novembro de 2023 às 08:13 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:31
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Elemir Polese/ Prefeitura de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Eventos destacaram a arte como força de expressão, levando cultura para a comunidade

    Paralelo ao 36º Enart, o sábado e o domingo foram marcados também pelos movimentos da cultura hip hop em Santa Cruz do Sul. 

    Leia também: “Santa Cruz do Sul é a cara do Enart”, afirma presidente do MTG

    No sábado, na Praça do Bairro Universitário, cerca de 25 grafiteiros,  de várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, esbanjaram arte e talento no muro do local. A atividade ocorreu em uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, e em comemoração aos dez anos do Ateliê Vivências Urbanas (AVU). 

    O coordenador da atividade, Rodrigo Almeida, avaliou a ação. "A ideia é trazer uma consciência maior do nível da arte como força de expressão, e levando esta cultura para a comunidade. No ano passado realizamos o primeiro, e neste ano conseguimos reunir mais de 25 grafiteiros", disse.  

    Direto de Florianópolis, o artista Rodrigo Teodósio, veio prestigiar o movimento. "O grafite tem esta ferramenta de inclusão, de conhecer lugares novos e de estabelecer conexões entre as pessoas, por isso o grafite é muito mais que um desenho na parede, é um meio muitas vezes de salvar vidas.  É a terceira vez que venho a Santa Cruz e me sinto em casa aqui", afirmou. 

    Já no domingo, 26, durante todo o período da tarde, na Praça da Cultura, na esquina da Marechal Floriano com a Galvão Costa, o espaço acolheu uma série de artistas. No local houve batalhas de rimas, muita animação com a presença de vários DJs, e no encerramento, a exibição do filme 10 anos da AVU. 

    O secretário de Cultura, Marcelo Corá, prestigiou os eventos. "Santa Cruz já é uma referência em movimentos que promovem a inclusão e a manifestação dos jovens.  Enquanto município, sempre apoiamos eventos que fortalecem as mais diversas formas de expressões culturais", garantiu.