Geral

Enart é aberto oficialmente em Santa Cruz: “o movimento não vai acabar tão cedo”

Publicado em: 24 de novembro de 2023 às 21:14 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:28
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Cerimônia na noite desta sexta marcou o início do maior evento de arte amadora da América Letina

    Santa Cruz do Sul se tornou, na noite desta sexta-feira (24), o centro do tradicionalismo e da arte com a abertura oficial do Encontro de Artes e Tradição (Enart), considerado o maior evento do gênero na América Latina. O Parque da Oktoberfest recebe grupos de diversas regiões do estado, que se reunirão para celebrar a cultura gaúcha até o próximo domingo (26).

    O Enart, organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), promete ser um espetáculo de tradição, talento e paixão pela cultura gaúcha. Mais de 4,5 mil competidores participarão de mais de 20 modalidades artísticas, distribuídas em dez palcos. Entre as apresentações aguardadas estão danças, chula, intérprete vocal, trovas, instrumentais, e diversas outras manifestações.

    A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Rossa, expressou sua confiança no vigor do movimento tradicionalista e destacou o amor dos jovens pelas tradições gaúchas. "Essa edição está aí para provar que o movimento não vai acabar tão cedo porque nossos jovens têm amor pelas tradições gaúchas e são os números que mostram a força e a fé dessa juventude. Neste final de semana, teremos aqui cerca de 4,5 mil jovens participando", afirmou.

    A prefeita Helena Hermany acolheu calorosamente os participantes e falou sobre a importância de Santa Cruz do Sul no cenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho. "Somos aqui o centro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e acredito que, quando se fala em arte, se pensa em Santa Cruz. Nós queremos, de todo coração, que assim continue. É o movimento da família e que reúne gerações", ressaltou.

    A secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, expressou seu orgulho ao retornar a Santa Cruz do Sul, uma cidade que, segundo ela, respira cultura. Por fim, a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, reforçou a tradição do Enart em Santa Cruz do Sul, afirmando que a cidade é a "casa" do evento. "Santa Cruz já é a casa há muito do Enart, e todo mundo que se prepara diz que está indo para Santa Cruz. Eu tenho certeza que os senhores querem dançar", declarou Goulart.