Presente unitário custará, em média, R$ 165
A Fecomércio-RS divulga os resultados da Pesquisa de Final de Ano 2023. Foram abordados 892 indivíduos, dos quais 43,2% responderam que pretendiam comprar presentes para a data, totalizando a amostra mínima de 385 indivíduos. A partir dessa amostra a pesquisa da Fecomércio-RS buscou identificar o comportamento de consumo para as compras de fim de ano. As entrevistas foram realizadas no período de 5 a 24 de outubro de 2023 na principal cidade de cada macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
LEIA TAMBÉM: Número de alunos presenciais deve crescer 5% na Unisc
A pesquisa indicou que o gasto deverá ficar em R$ 671,47, sendo que cada consumidor, em média, deverá dar quatro presentes. O presente unitário custará, em média, R$ 165,24. Como aconteceu nas outras edições da pesquisa, as mulheres presenteiam mais, mas gastam menos. Os homens devem adquirir presentes com custo médio de R$ 215,76, enquanto as mulheres pretendem gastar, em média, R$ 132,15 em cada item. Entre as classes de renda, o presente médio da classe alta deverá custar R$ 247,13. Já entre a classe média, o presente médio será de R$ 136,27 e o da classe baixa, R$ 108,65. Entre os presentes mais escolhidos para a data, destaque para artigos de vestuário (58,2%), brinquedos (42,6%) e calçados (19,2%).
"O fim de ano é o período de ouro para o varejo. Vender bem no Natal é fundamental para começar bem o próximo ano. Ainda que a maioria das pessoas deixem para fazer as compras de Natal na última semana, parte dessas compras já começam na Black Friday", comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Entre os abordados pelos entrevistadores, 14,5% afirmaram que ainda não havia decidido se comprariam ou não presente de Natal e 42,4% disseram que não irão comprar. Entre os que não vão presentear em 2023, razões econômicas são as principais motivações: desemprego e falta de recursos somaram 71,7% dos respondentes.
Preço e atendimento são determinantes
A pesquisa mostrou que fator mais determinante no momento de definir a compra deve ser o preço (69,4%). Atendimento foi o segundo aspecto mais apontado (24,4%). Os entrevistados confirmaram que 61,7% dos que pretendem presentear no Natal de 2023 tendem a repetir as mesmas lojas que realizaram suas compras no ano passado. Entre os locais de compra, os mais citados são as lojas dos centros das cidades (57,9%); shoppings vem em segundo lugar (22,9%) e internet em terceiro (16,4%).
Quanto ao pagamento, dinheiro foi a forma mais indicada (34,8%), seguido por cartão de crédito parcelado (21,6%) – com diferenças expressivas entre as classes de renda. Entre os que pretendem parcelar – no cartão de crédito ou no crediário/carnê, 37,5% pretendem pagar em até 3 parcelas, 32,3% em 4 ou 5 vezes e 30,2% em 6 parcelas ou mais.
Black Friday
A Pesquisa de Final de Ano 2023 da Fecomércio-RS também perguntou para aqueles que indicaram que comprariam presente de Natal se eles fariam compras na Black Friday. Entre os 385 indivíduos entrevistados, 48,1% afirmaram que sim. Já quando perguntados se comprariam especificamente presentes de Natal na Black Friday, 61,6% dos que comprariam na Black Friday responderam que aproveitarão para antecipar as compras de Natal. E entre esses, 44,9% afirmaram que quanto maior o gasto na Black Friday, menor o gasto nas compras de Natal.
Entre os entrevistados que indicaram comprar na Black Friday (independentemente do Natal), os itens mais procurados serão Eletrodomésticos (29,7%), seguido de Vestuário (18,9%) e Eletroeletrônicos (17,3%). No que diz respeito às intenções de gastos, o ticket médio por pessoa deverá ser de R$ 1.242,56. Confirmando a tendência já verificada em outras pesquisas de que o ticket médio da Black Friday é maior do que o ticket médio de Natal.
Quanto aos locais de compra da Black Friday, os mais indicados foram as lojas de centro (65,9%), a internet (26,5%) e shoppings (11,9%). A estratégia mais utilizada pelos entrevistados foi pesquisar o preço do produto desejado com antecedência (39,5%); seguida por acompanhar os preços dos produtos desejados logo antes de fechar a compra (29,7%).
Notícias relacionadas
Romaria ao Santuário de Schoenstatt espera superar 3 mil pessoas neste domingo
A saída da caminhada será às 8h30min, da frente da Catedral São João Batista, seguindo pela Rua Marechal Deodoro até a Fernando Abott
Apae Santa Cruz promove ação para realizar sonhos de Natal de seus atendidos
Comunidade pode adotar uma cartinha na recepção da instituição
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Evento destacou as potencialidades do Estado para avançar em parcerias com os chineses