Estimativa foi divulgada pelo reitor Rafael Henn
Durante coletiva de imprensa realizada após o vestibular, o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn, anunciou os planos da instituição para 2024. Ele destacou o objetivo de crescimento de 5% no número de alunos presenciais. O gestor ressaltou que, embora esse percentual possa parecer modesto, é significativo considerando o cenário econômico atual e projeção de elevação do PIB em 3,2%.
LEIA TAMBÉM: Legislativo de Santa Cruz realiza primeira reunião após Operação Controle; veja o que muda
O reitor disse que a Unisc está atenta às demandas da comunidade e do mercado e adota uma abordagem estratégica na oferta de cursos. Recentemente, observou-se uma tendência de abertura de cursos técnicos, uma resposta direta à necessidade de qualificação rápida de profissionais em um ambiente pós-pandêmico. Essa abordagem busca atender às demandas locais e oferecer alternativas aos indivíduos que perderam seus empregos ou buscam uma reinserção mais ágil no mercado de trabalho.
Quanto aos cursos de graduação, o reitor mencionou a importância de manter uma análise constante da relevância e demanda desses cursos. Alguns cursos tradicionais passaram por mudanças na procura ao longo dos anos, enquanto outros, como Medicina Veterinária, têm experimentado crescente interesse. A Unisc destaca sua abertura para explorar novas oportunidades, mesmo em áreas menos demanda, como licenciaturas presenciais.
“Só existem duas universidades no Rio Grande do Sul inteiro que têm todas as licenciaturas presenciais, nós e a Universidade de Passo Fundo. Por sermos uma universidade comunitária, a gente não discute tirar. Há um tempo, nós fomos visitar a PUC, em Porto Alegre. Eu lembro que o reitor de lá disse algo parecido. Teologia é um curso que quase não tem aluno, mas não dá para pensar uma PUC sem teologia. Está na essência”, disse.
No entanto, o reitor fez uma ressalva crítica ao crescimento descontrolado do ensino a distância (EAD) no Brasil. Apontou que, embora o EAD ofereça flexibilidade, a falta de regulamentação e qualidade pode resultar em diplomas desvalorizados e profissionais mal preparados para o mercado de trabalho. Segundo Rafael Henn, a Unisc permanece comprometida com a qualidade do ensino superior. Ele ainda destacou a importância de uma abordagem equilibrada na oferta de cursos presenciais e a distância.
Notícias relacionadas
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas
Movimento de Cursilhos de Cristandade deve reunir 800 pessoas em Lajeado neste sábado
Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h
Sine Vera Cruz está com oportunidades de emprego disponíveis
Os interessados devem ir até o espaço, que fica localizado na Rua Ipiranga