Em passagem por Santa Cruz, Leonardo Lamachia destacou a posição da entidade contra a proposta
Em passagem por Santa Cruz do Sul, nessa quinta-feira (9), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, avaliou a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional.
O Senado aprovou na quarta-feira (8) o texto-base da reforma tributária sobre o consumo. Tanto no primeiro quanto no segundo turno o placar foi o mesmo: 53 a 24. Como a PEC passou por mudanças no Senado, terá de voltar à Câmara dos Deputados para uma nova votação.
Leia mais: Senado aprova reforma tributária; texto volta à Câmara
Segundo Lamachia, a OAB/RS tem posição firmada sobre a reforma tributária. Ele destaca que no dia 19 de junho foi realizada uma audiência pública, onde alertaram que a entidade não era contra o projeto de lei, desde que não ocorresse o aumento de tributos. “Foi exatamente o que aconteceu. Ela não simplifica, na nossa forma de avaliação, o sistema tributário. Ela ainda impõe um aumento de tributos, não só para a advocacia, mas para os profissionais liberais e para o setor de serviço. E quem vai pagar essa conta é o cidadão, porque uma parte desta conta será transferida no custo de serviço, e outra parte, dependendo da natureza da atividade que não conseguir transferir, o profissional ou a empresa que vai ficar com esse custo”, disse.
O presidente reforça também que a advocacia será duramente atingida, com um aumento aproximadamente de 11% na atual carga tributária. De acordo com ele, a reforma tributária veio para desonerar a indústria, o que é um ponto positivo, uma vez que o setor precisa ganhar competitividade. Mas Lamachia enfatiza o obstáculo enfrentado: “o problema é que o Estado Brasileiro tirou a mão do bolso da indústria e botou a mão no bolso do setor de serviço e dos profissionais liberais”, afirma.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min