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Público visitante da 38ª Oktoberfest chega a 400 mil pessoas; confira os números da festa

Publicado em: 01 de novembro de 2023 às 16:28 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 16:32
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Four Comunicação
  • Foto: Rodrigo Assmann
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    Estimativa considera visitantes da cidade e do Parque da Oktoberfest

    A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) divulgou, na tarde desta quarta-feira (1º), durante coletiva de imprensa, no auditório da entidade, os números oficiais da 38ª Oktoberfest e Feirasul 2023, realizadas de 5 a 8, 11 a 15 e 20 a 23 de outubro, em Santa Cruz do Sul.

    De acordo com a entidade, os eventos reuniram um público circulante (no Parque da Oktoberfest e na cidade), durante os 13 dias, de aproximadamente 400 mil pessoas, considerando as pessoas que acessaram gratuitamente o parque na abertura e horários diários de gratuidade, no Dia da Maturidade Ativa e Dia da Criança, além dos três desfiles temáticos realizados no centro da cidade.

    Já o público pagante, que considera os acessos de ingressos e permanentes ao parque, shows nacionais e bailes do Pavilhão Central, chegou a 121.765 pessoas. “São números expressivos que destacam a nossa festa no cenário estadual e nacional. Estamos satisfeitos com os resultados e acreditamos que nossos objetivos em termos de qualificação, estrutura e novidades foram alcançados com sucesso”, destacou o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.

    Entre as novidades desta edição, fundamental para o controle de consumo de bebidas e alimentação, o Oktober Karte (sistema de cashless utilizado para pagamento na gastronomia) registrou a comercialização de 197.142 itens de alimentação durante a Festa da Alegria. O consumo de bebidas da Eisenbahn e da Coca-Cola também foi expressivo. “Batemos um novo recorde de consumo de chope, chegando a 184 mil litros, quase 30 mil a mais do que o registrado em 2022”, frisou Bartz.

    Já os consumos de água, refrigerante, sucos e energético ficou em 48 mil litros, um pouco abaixo do volume de 2022, quando foram consumidos 54 mil litros. O Balanço Financeiro do evento deve ser apresentado pela Assemp ao Município de Santa Cruz do Sul no início do próximo ano.

    A Mais Cultural

    Com o tema Nossa História, Nosso Futuro, a 38ª Oktoberfest contou com uma diversificada programação artística e cultural, com desfiles de carros alegóricos, apresentações de danças folclóricas, bailes típicos, encontros de corais, jogos germânicos, culto ecumênico, encontro de sociedades e Olimpíadas Rurais.

    Conforme um dos coordenadores de Cultura e Folclore da 38ª Oktoberfest, Mártin Goldmeyer, nos três períodos do evento, foram mais de mil dançarinos de grupos de danças infantis até terceira idade de 30 diferentes cidades, cerca de 60 grupos envolvidos no Encontro de Sociedades e dezenas de comunidades do interior de Santa Cruz envolvidas ao longo da programação. “Também tivemos destaque para o grande público acompanhando os encontros de corais adulto e infantil. A festa representou nossa cidade de uma forma incrível, preservando essa cultura. Foi lindo ver o público prestigiando as apresentações no pórtico principal, os jogos, os desfiles. É valorizando o nosso passado que vamos conseguir ter um futuro próspero e com as tradições preservadas”, destaca.

    Agricultura Familiar

    Espaço que também chamou a atenção dos visitantes e contabilizou um crescimento de 9% nas vendas foi a Feira da Agricultura Familiar. Ao longo dos 13 dias de evento, as vendas dos 40 expositores chegaram a R$ 591.929,00, o que representa um incremento de 9% em relação a 2022, quando o montante chegou a R$ 542.816,00.  “Estamos muito felizes e agradecidos pela receptividade do público visitante aos produtos da agricultura familiar, valorizando todas as delícias produzidas no interior”, destacou o coordenador do espaço, Carlos Corrêa da Rosa.

    Ao todo, foram 30 agroindústrias focadas na comercialização de produtos coloniais como cucas, bolachas, conservas, geleias, doce de leite, embutidos, erva-mate, mel, queijos, sucos, entre outros, e 10 dedicadas à venda de flores e folhagens, artesanato rural e sementes crioulas.

    Solidariedade

    Com os ingressos solidários para os shows nacionais de Ana Castela, Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa, Alexandre Pires e Hugo & Guilherme na Festa da Alegria foram arrecadadas mais de 7 toneladas de alimentos.

    De acordo com a coordenadora de Marketing do evento e secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, os alimentos serão destinados a entidades sociais de Santa Cruz do Sul. São milhares de quilos de arroz, farinha, feijão, massas, dentre outros itens alimentícios que vão chegar à mesa de famílias carentes do município. Ao todo, a arrecadação chegou a 7,4 mil quilos, correspondente a R$ 45,2 mil em dinheiro. “Esses alimentos vão suprir as demandas das entidades inscritas nos programas sociais, abastecer as cozinhas comunitárias e montar cestas básicas para atender aos pedidos dos centros de referências do município. Além de tudo é economia para os cofres públicos”, frisa Roberta.

    Sucesso de público nas oficinas de gastronomia

    Espaço já consagrado dentro da programação da Oktoberfest, a Escola de Gastronomia do Senac foi um sucesso de público na 38ª edição. Mais de 1,6 mil pessoas participaram das oficinas gratuitas e que em 2023 trouxeram o que há de melhor na gastronomia típica alemã. As atividades foram comandadas por chefs das escolas Senac de Santa Cruz do Sul, Gramado e do UniSenac – Centro Universitário Senac-RS. “Só nos resta dizer muito obrigado a cada visitantes que prestigiou o espaço Fecomércio-RS/Sesc/Senac e Sindilojas. Agradecimento também especial aos nossos chefs, auxiliares de cozinha que foram incansáveis e deram um show em todas as oficinas”, destaca a coordenadora de Ações Educativas e diretora do Senac Santa Cruz do Sul, Daniela Laner.

    Feirasul bem avaliada pelos expositores

    Em um espaço maior e mais moderno, muito em função do novo Centro de Eventos, a Feirasul foi novamente bem avaliada pelos expositores. Assim como nas edições anteriores, uma pesquisa de satisfação foi realizada nos espaços que abrigaram os 148 expositores do evento (Centro de Eventos, Pavilhão 3 e área externa). Responderam as questões, empresários de diversos segmentos como imobiliário, construtoras/incorporadoras, ótico, ensino superior, decorações, colchões, móveis, quadros e molduras, artesanato, tapetes, confecções, calçados, brinquedos, cama, mesa e banho, dentre outros.

    Para 60% deles o volume de visitantes ao longo dos três períodos da 38ª Oktoberfest pode ser considerado bom ou muito bom. Já a avaliação das vendas, fator determinante para a maioria dos expositores, foi considerada por 76% como regular ou boa. Quase que a totalidade dos entrevistados elogiaram a montagem dos estandes, o maior espaço das estruturas, bem como outros itens como higienização e climatização dos pavilhões. No que diz respeito apenas ao Centro de Eventos, 95% dos empresários consideraram o espaço como bom ou muito bom.

    E já pensando na próxima edição da festa, 68% responderam que vão participar do evento em 2024 e 30% talvez. A pesquisa ainda coletou uma série de sugestões, reclamações e elogios que serão levados em consideração pela organização da Oktoberfest para os próximos anos. “É um levantamento importante e que nos dá um norte para evoluir ainda mais. Nosso interesse é sempre dar a melhor estrutura possível aos expositores para que eles possam atender bem aos visitantes. E mesmo com a chuva, que prejudicou o primeiro período da 38ª Oktoberfest, eles tiveram bons resultados, principalmente os do artesanato, que conseguiram superar as vendas em relação ao ano passado, por exemplo”, destacou o responsável pela comercialização da feira, Luiz Wendt.

    Números da Festa

    • 400.000 visitantes no parque e na cidade
    • 121.765 pessoas pagantes
    • 120.000 pessoas assistiram aos desfiles
    • 5.500 pessoas desfilaram
    • 5 shows nacionais
    • 7 palcos 
    • Mais de 150 bandas, totalizando mais de 700 músicos 
    • 197.142 itens de alimentação 
    • 184.000 litros de chope
    • 48.000 litros de refrigerante e água 
    • 1.000 dançarinos de 30 cidades
    • 50 pontos de alimentação e bebida
    • 140 expositores da Feirasul
    • 5.000 empregos diretos
    • 75 mil seguidores no Instagram 
    • 162 mil seguidores no Facebook
    • R$ 50 milhões de movimento econômico