Conteúdo Patrocinado

Climatério: entendendo e cuidando da saúde da mulher

Publicado em: 30 de outubro de 2023 às 14:38 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:34
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Bia de Moura/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Dra. Sandra Galarreta, ginecologista e obstetra, compartilha informações valiosas sobre o tema

    O climatério, uma fase da vida onde inicia o processo de diminuição dos hormônios femininos e culmina com o término do período reprodutivo da mulher, é um tema que merece atenção e cuidado. Para esclarecer o que é o climatério e como enfrentá-lo de maneira saudável, a Dra. Sandra Galarreta, ginecologista e obstetra, compartilha informações valiosas sobre o tema.

    O climatério é uma fase natural da vida da mulher que ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos. Ele é caracterizado pela redução da função dos ovários e da produção hormonal, levando à interrupção da menstruação. "Este período é uma transição importante na vida de qualquer mulher, mas pode estar associado a sintomas desafiadores, como ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e distúrbios do sono", explica a Dra. Sandra.

    Um dos problemas que as mulheres podem enfrentar durante o climatério são as disfunções pélvicas, incluindo a incontinência urinária. "É essencial buscar orientação médica se houver sintomas de incontinência urinária, pois existem tratamentos eficazes para melhorar a qualidade de vida das mulheres. Além disso, o desconforto gerado com a carga nos músculos pélvicos pode ser reduzido com exercícios específicos", salienta a médica. 

    A saúde óssea também é uma preocupação durante o climatério, devido à perda de densidade óssea. Sandra ressalta que a porosidade óssea pode levar a um risco aumentado de fraturas, especialmente na osteoporose. A ingestão adequada de cálcio e vitamina D, juntamente com atividades físicas de impacto, são fundamentais para manter ossos saudáveis.

    Em relação aos tratamentos, a Dra. Galarreta destaca que existem opções hormonais e não hormonais para aliviar os sintomas do climatério. A terapia de reposição hormonal, embora eficaz, deve ser cuidadosamente avaliada para cada paciente, levando em consideração os riscos e benefícios individuais. "Tratamentos fitoterápicos também podem ser uma alternativa segura para algumas mulheres", destaca. 

    A Dra. Sandra também destaca a importância dos hábitos saudáveis no enfrentamento do climatério. "Uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física desempenham um papel fundamental na promoção da saúde durante essa fase da vida. Cuidar de si mesma é um investimento no bem-estar futuro".

    Tratamento EmSella

    Trata-se de um equipamento inovador, com tecnologia de ponta, que combate a incontinência urinária e o desconforto íntimo. O procedimento é minimamente invasivo, indolor e muito eficaz. Pode ser realizado em mulheres e também em homens.

    O EmSella tem o formato de uma cadeira. "A paciente senta sobre o aparelho e recebe energia eletromagnética focada na musculatura do assoalho pélvico, por meio da tecnologia Hifem (High-IntensityFocusedEletromagnetic). Uma única sessão induz milhares de contrações musculares supra-máxima do assoalho pélvico, que são extremamente importantes na reeducação muscular de pacientes incontinentes", explica a ginecologista.

    Atendimento

    A Dra. Sandra Galarreta oferece atendimento profissional no Centro de especialidades do Hospital Ana Nery, com os telefones de contato (51) 2106-4466 e (51) 9 9857-9745. Além disso, atende em Rio Pardo, na Rua João Iser, 62, com o telefone (51) 3731-2550. Através das redes sociais, ela também dá dicas importantes de saúde através do perfil @ginecologistasandragalarreta no Instagram.