Prefeita Helena Hermany assinou, nesta sexta-feira, a autorização para iniciar o processo licitatório da obra
Foi assinada, na manhã desta sexta-feira (27), a aprovação do projeto e autorização para iniciar o processo licitatório da construção da nova sede do Centro Cultural 25 de Julho, um dos maiores símbolos da tradição germânica do município. O ato foi realizado no Salão Nobre do Palacinho, em Santa Cruz do Sul.
Leia também: Conselho Municipal de Saúde discute redução das filas de espera com a prefeita Helena Hermany
O novo prédio será erguido ao lado da sede atual. Com uma dimensão de 827,92 metros quadrados, a estrutura será de alvenaria e concreto armado, em estilo tirolês, com revestimentos. A edificação terá duas entradas, uma voltada para a Avenida Independência, e outra para o interior do parque, de modo que o local possa ser utilizado tanto para os associados da entidade, quanto para eventos, como a Oktoberfest.
O salão de festas terá uma área de 360 metros quadrados, com capacidade para até 270 pessoas, e seguirá a estrutura atual, com o palco central, espaço para pista de dança no meio e mesas em volta. No ambiente, haverá também um espaço para jogos germânicos, uma cozinha industrial com estrutura para preparar refeições e café colonial, e outro ambiente para que os núcleos de dança possam guardar seus trajes.
Na área externa, o projeto contempla uma sacada em ambas as frentes de acesso, ajardinamento típico, com bancos e estacionamento. Ao lado do prédio também será disponibilizado um espaço para a instalação de estrutura para jogos germânicos no futuro.
A presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Celi Durante, ressaltou que esta é a realização de um sonho antigo da entidade. “O projeto é maravilhoso. Nós temos um sonho antigo, de tantos anos e lutas. Esta sede vai contemplar todas as coisas que já estamos fazendo no 25 de Julho. Nós temos muita gente jovem que quer continuar com a cultura germânica na nossa cidade, para que cada vez mais o turista venha ao município com esse propósito também”, destacou.
O líder de governo, vereador Henrique Hermany, relembrou que há um ano foi procurado para retomar o projeto sobre uma nova sede para a entidade, para assim, resgatar a tradição e integrar a comunidade neste novo espaço. “Eu tenho certeza que este projeto vai dar um salto de qualidade na 39ª Oktoberfest. Fico muito feliz de ter sido procurado e conseguir encaminhar este projeto com o auxílio de muitos. É um momento histórico para o Centro Cultural 25 de Julho e para Santa Cruz do Sul”, disse.
A prefeita Helena Hermany afirmou que este é um grande projeto, que materializa a cultura e tradição germânica, e parabenizou o Centro Cultural 25 de Jullho pela organização em busca de uma nova estrutura. “Eu quero deixar os parabéns para a equipe do 25 de Julho, para toda essa grande família que lutou junto, que foi perseverante e que hoje está vendo esse sonho se tornar realidade. Eu sempre digo:o poder público não faz nada sozinho. Quando a gente tem parceria e ajuda, as coisas acontecem. E é isso que a gente está vendo mais uma vez hoje”, finalizou.
Notícias relacionadas

Unicred Premium se destaca em Santa Cruz como referência em cooperativismo financeiro
Agência está localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 60

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas